NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
17 de setembro de 2024 - 22h09

Boban Marjanovic assina com Fenerbahçe, mas inclui cláusula para possível retorno a NBA

Aos 36 anos, gigante sérvio de 2,24 pode ter disputado seu último jogo na liga pelos Rockets na última temporada

Depois de nove temporadas na NBA, o veterano Boban Marjanovic está deixando a liga para retornar à Europa. Pelo menos a princípio. O pivô de 2,24 metros de altura assinou um contrato com o Fenerbahçe, da Turquia, mas, incluiu uma cláusula que possibilita o retorno à NBA em caso de uma proposta vantajosa. A informação é do jornalista Marc Stein.

Um dos personagens mais carismáticos do basquete nos últimos anos, Marjanovic chegou aos Estados Unidos já aos 27 anos. Desembarcou no San Antonio Spurs de Gregg Popovich, onde disputou 54 jogos durante a temporada 2015-16.

Com 36 anos recém-completados, o sérvio perdeu espaço na liga, e esteve presente em apenas 45 jogos do Houston Rockets nas últimas duas temporadas, mesmo tendo seu contrato renovado em 2023. Na campanha passada, teve médias de 3,2 pontos e 2,3 rebotes em somente 5,1 minutos por partida.

Apesar da estatura avantajada, o pivô viu sua minutagem diminuir ao longo das temporadas por conta de sua dificuldade na defesa de pick’n roll, especialmente quando precisava limitar jogadores mais baixos e, consequentemente, mais ágeis.

No basquete europeu, contudo, Boban Marjanovic pode voltar a ter o protagonismo dos tempos de Estrela Vermelha, quando foi três vezes MVP da liga sérvia e fez parte do time ideal da temporada na Euroliga de 2015.

Na última temporada do principal campeonato de basquete do continente europeu, o Fenerbahçe alcançou o Final Four, que equivale às semifinais do torneio, mas parou diante do futuro campeão Panathinaikos.

Além das passagens por Houston e San Antonio, Marjanovic defendeu Detroit Pistons, Los Angeles Clippers, Philadelphia 76ers e Dallas Mavericks. Nos dois últimos, viveu seus melhores momentos na liga, especialmente atuando ao lado de Tobias Harris e Luka Doncic, com quem teve forte amizade.

instagram