CP3 também contribuiu com 19 assistências e foi fundamental para vitória da franquia do Arizona
Nesta terça-feira (14), o Phoenix Suns (32-27) derrotou o Sacramento Kings (32-25) por 120 a 109, no Footprint Center, em Phoenix. Esse foi o primeiro jogo dos Suns dentro de casa desde a troca por Kevin Durant, que está se recuperando de lesão e viu do banco uma grande atuação coletiva do seu novo time. Deandre Ayton e Devin Booker combinaram para 61 pontos, enquanto Chris Paul colaborou com 19 assistências (segunda maior marca da temporada, só atrás de James Harden, com 21) na vitória dos donos da casa.
Nas atuações individuais, Phoenix contou com uma noite inspirada de Booker, que terminou a partida com 32 pontos, sua maior pontuação desde que voltou de lesão. Destaque ainda para o duplo-duplo de Ayton (29 pontos e 11 rebotes) e CP3 (17 pontos e 19 assistências). Cameron Payne (pé direito), Kevin Durant (joelho direito) e Landry Shamet (pé direito) ficaram de fora do confronto.
Já pelo lado de Sacramento, De’Aaron Fox foi o maior pontuador da equipe, com 35 pontos. Além dele, os maiores cestinhas foram Domantas Sabonis (24 pontos, 15 rebotes e sete assistências) e Kevin Huerter (18 pontos). Malik Monk (tornozelo) ainda é desfalque.
No primeiro quarto, Paul serviu seus companheiros e distribuiu oito assistências. Ayton e Booker aproveitaram para anotar oito e nove pontos, respectivamente. Em um período tão equilibrado, o aproveitamento nas bolas de três foi um diferencial. Enquanto os Suns acertaram apenas uma de sete tentativas (14%), os Kings converteram cinco de nove (55%): 29 a 27 para os visitantes.
No segundo quarto, Sacramento anotou mais 29 pontos, sendo nove do Fox e oito do Sabonis. No entanto, Phoenix distribuiu o dobro de assistências no período (dez contra cinco) e sempre encontrou o companheiro melhor posicionado para finalizar a jogada. Um reflexo disso foi o aproveitamento de 70% nos arremessos de quadra. Destaque para os dez pontos de Josh Okogie e nove de Ayton: 62 a 58 para os mandantes.
Na volta do intervalo, Booker fez dez pontos e seu time chegou a abrir 13 de vantagem no placar. Mesmo assim, o duelo continuou equilibrado, pois Fox marcou mais 12 para os Kings, que seguiram vivos no jogo. No último lance do período, ele ainda conseguiu uma roubada de bola e uma cesta no estouro do cronômetro para deixar a diferença em quatro pontos, 90 a 86 para os Suns.
No período decisivo, o bom trabalho defensivo dos donos da casa e a eficiência dos seus principais pontuadores definiram o jogo. Ayton, Booker e Okogie combinaram para 25 pontos e 11-13 nos arremessos de quadra no último quarto. Após abrir 11 de vantagem, eles tiveram tranquilidade na reta final para selar a vitória por 120 a 109.
My goodness, Book 🥶
Driving for the scoop & score! pic.twitter.com/4IypUjUJFF
— Phoenix Suns (@Suns) February 15, 2023
Com o resultado, a franquia do Arizona venceu 11 dos últimos 14 jogos e está 9-0 contra seus rivais na Divisão do Pacífico. É o único time da NBA sem derrota em sua divisão nesta temporada. Além disso, Devin Booker ultrapassou Dick Van Arsdale e se tornou o quinto maior pontuador de todos os tempos com a camisa de Phoenix.
Agora, o Phoenix Suns enfrentará o Los Angeles Clippers (32-28), nesta quinta-feira (16), em Phoenix, à 0h (horário de Brasília). Do outro lado, o Sacramento Kings jogará contra o Portland Trail Blazers (28-30), na quinta-feira da próxima semana (23), em Sacramento, também à 0h.
(Foto: Reprodução Twitter/Phoenix Suns)