Pivô dos Lakers anotou 20 pontos no último período, tendo atuação essencial para a vitória no confronto
Em um jogo completamente acirrado, o Los Angeles Lakers (19-19) bateu o Toronto Raptors (15-22) por 132 a 131 na noite desta terça-feira (9). A partida, que contou com nove trocas de liderança, foi decidida com uma grande atuação de Anthony Davis.
O pivô dos Lakers anotou 41 pontos com 13/17 nos chutes, 11 rebotes e seis assistências ao longo da partida. No último quarto, o atleta foi um problema para o garrafão de Toronto e chegou na linha do lance livre em 11 oportunidades, fechando a etapa derradeira com 20 pontos anotados.
Além de Davis, LeBron James teve mais uma partida sólida com 22 pontos, 12 assistências e cinco rebotes. Cam Reddish entrou no jogo aquecido e foi o maior arremessador da equipe no perímetro, anotando 13 pontos com 4/6 chutes aproveitados no setor.
Pelos Raptors, quatro jogadores se destacaram ao ultrapassar a marca de 20 pontos. Scottie Barnes foi o cestinha da equipe com 26 pontos em 11/20 nos arremessos e seis assistências. Pascal Siakam não ficou muito para trás e contribuiu com 25 pontos e quatro rebotes. Recém-chegado em Toronto, R.J. Barrett teve excelente partida com 23 pontos, dez rebotes e cinco assistências. Por fim, Immanuel Quickley fechou a lista de destaques com 21 pontos registrados.
Uma disparidade entre a quantidade de lances livres cobrados pelas equipes chamou a atenção do head coach de Toronto, Darko Rajakovic, que desabafou sobre o assunto na coletiva de imprensa após a derrota. Foram 36 arremessos livres para Los Angeles contra apenas 13 do adversário, estatística que pesou na vitória dos mandantes. Irritado, o treinador criticou a atuação da arbitragem na partida.
”É revoltante. O que aconteceu hoje à noite, isto é completamente sem sentido. É uma vergonha. Vergonha para os árbitros. Vergonha para a liga por permitir isto”, disparou Rajakovic. ”Eles (Lakers) tinham que vencer hoje? Se este é o caso, nos avise para não comparecermos ao jogo”.
O técnico do Raptors, Darko Rajakovic, ficou revoltado com a derrota pro Lakers por 132-131. O time de LA teve 23 lances livres no último período e os canadenses apenas 2.
"Eles tinham que vencer? Se for assim, nos avise que ai nem aparecemos pro jogo!" pic.twitter.com/3ivb0WtQ1G
— NBA das Mina (@NBAdasMina) January 10, 2024
O triunfo alivia um pouco mais a atual situação da equipe de Los Angeles, que venceu duas partidas em sequência pela primeira vez desde o início de dezembro. Antes dessa sequência, o time vinha de cinco derrotas em seis partidas desde a rodada de Natal.
Tentando seguir no caminho das vitórias, os Lakers voltam a jogar na madrugada da próxima sexta-feira (12), contra o Phoenix Suns. Enquanto isso, os Raptors fazem um back to back na madrugada desta quinta-feira (11), jogando contra o Los Angeles Clippers na Califórnia.
(Foto: Divulgação Site Oficial / Los Angeles Lakers)
O JOGO
O cenário de equilíbrio entre as equipes já era perceptível no primeiro período do jogo. Com algumas trocas de liderança ao longo do quarto, a diferença não passou de uma posse de bola durante os dez primeiros minutos de bola quicando. Na reta final, contudo, os Lakers encaixaram corrida de 7 a 0 para abrir a maior vantagem do jogo até então (28 a 21). Um arremesso de três de Dennis Schroder nos segundos finais diminuiu o prejuízo para Toronto, encerrando o período em 28 a 24.
Os Raptors reagiram rapidamente e voltaram a empatar o jogo no início do segundo quarto. Ainda assim, não demorou para que os Lakers voltassem a disparar com uma sequência de 7 a 2, deixando o jogo em 44 a 36 após a primeira metade da etapa. Com persistência, Toronto devolveu a corrida de 7 a 2 para encostar novamente no placar, e ainda acabou assumindo a liderança após uma bola de três de Scottie Barnes, que fechou o período em 53 a 51.
Os Raptors retornaram do intervalo calibrados no perímetro, acertando três chutes no setor logo no começo para aumentar sua vantagem em 64 a 56 e obrigar os Lakers a pedirem um timeout. Após o tempo técnico, Los Angeles se recompôs e cortou novamente a diferença após duas bolas do perímetro, deixando o jogo em 64 a 62. Dessa forma, o equilíbrio com trocas de liderança entre os times voltava a ser a cara da partida, mas os Raptors saíram por cima e encerraram o quarto vencendo por 89 a 88.
Com 3:22 no relógio para o fim do último período, Toronto seguia com a vantagem mínima em placar de 112 a 111. Pascal Siakam (13 pontos) e Scottie Barnes (11 pontos) tiveram excelente atuação na etapa, mas os visitantes não foram capazes de parar Anthony Davis no garrafão. O astro completou atuação de 41 pontos ao anotar 20 apenas no quarto final, com 11 pontos desse total saindo da linha do lance livre.
Com o jogo em 121 a 120 para os Raptors com um minuto para o fim, Davis acertou bandeja que virou o marcador. O pivô ainda chegaria na linha do lance livre duas vezes em sequência após erro de arremesso e um turnover de Toronto, deixando o jogo em 126 a 121 para L.A. com 30 segundos restantes. Os donos da casa ainda marcariam seis pontos no jogo através dos lances livres, encaminhando vitória mesmo após o adversário acertar dois arremessos de três no fim. O placar final ficou em 132 a 131 para Los Angeles.