NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
20 de outubro de 2023 - 10h10

Andre Iguodala anuncia aposentadoria da NBA

Ala conquistou quatro títulos jogando pelo Golden State Warriors, sendo o MVP das finais de 2015

SAN FRANCISCO, CALIFORNIA - NOVEMBER 05: Andre Iguodala #9 of the Golden State Warriors reacts after Gary Payton II #0 of the Golden State Warriors made a basket against the New Orleans Pelicans at Chase Center on November 05, 2021 in San Francisco, CaliforniaO ala Andre Iguodala, do Golden State Warriors, anunciou que está se aposentando da NBA. A informação foi divulgada pelo jornal norte-americano The New York Times nesta sexta-feira (20). O atleta deixa a liga com quatro títulos em 19 temporadas.

Segundo a matéria publicada pelo periódico, Iguodala partirá para um novo ramo em sua vida, se tornando um investidor em start-ups. ”Ele irá gerir a Mosaic, um fundo de capital de risco avaliado em US$ 200 milhões que ele criou com um parceiro de negócios de longa data, Rudy Cline-Thomas”, conta a notícia.

O jogador esteve próximo de se aposentar na última temporada, mas um telefonema do astro Stephen Curry fez com que ele repensasse seu retorno às quadras. ”Então, [Steph] disse: ‘Não, vamos precisar que você volte para mais uma’. E eu respondi: ‘Vou deixar você sabendo agora, Steph. Está será a última vez”’.

Após ser convencido por Curry, o ala assinou um contrato de um ano para retornar ao Golden State Warriors. No entanto, lesões no punho e quadril limitaram sua participação na temporada em apenas oito jogos. Sua última partida foi em meados de março deste ano, em uma vitória sobre o Phoenix Suns por 123 a 112.

Com o fim da temporada 2022-23, os Warriors já esperavam não contar com Iguodala para o ciclo seguinte, como confirmado pelo general manager Mike Dunleavy Jr., em entrevista à NBC Sports, em agosto. ”Nós não vamos fechar nenhuma porta, mas acredito que ele não vai voltar ao time”, afirmou durante a conversa.

Selecionado na nona escolha do Draft de 2004 pelo Philadelphia 76ers, ”Iggy” jogou seus primeiros oito anos de carreira pela equipe que o draftou. O jogador teve rápida passagem pelo Denver Nuggets, em 2012, antes de assinar com os Warriors como um agente livre em 2013.

Na ”Bay Area”, Iguodala fez história ao ser peça chave na conquista do primeiro título da franquia em 40 anos, contra o Cleveland Cavaliers de LeBron James e Kyrie Irving na temporada 2014-15. Com médias de 16,3 pontos, 5,8 rebotes e quatro assistências, o ala foi nomeado o MVP das finais naquela edição.

O atleta ainda conquistaria outros três títulos como membro do Golden State, que estabeleceu uma dinastia ao participar de todas as decisões entre 2015 e 2019. Por também ter integrado o elenco do Miami Heat em 2020, Iguodala se tornou o décimo jogador da história da NBA com seis aparições consecutivas nas finais.

O jogador se aposenta com 1.231 jogos de temporada regular e médias de 11,3 pontos, 4,9 rebotes e 4,2 assistências.

(Foto: Ezra Shaw / Getty Images)

instagram