Pitcher japonês é alvo de diversas equipes na offseason
Nesta quarta-feira (22), Joel Wolfe, empresário do arremessador Yoshinobu Yamamoto, do Orix Buffaloes, afirmou que o seu agenciado não tem preferência de franquias para continuar sua carreira em 2024. No entanto, ele prefere deixar o Japão e se tornar mais um atleta da Major League Baseball.
Yamamoto foi disponibilizado pela MLB como um agente livre no começo desta semana e terá até 4 de janeiro para acertar seu destino nos Estados Unidos. O atleta já foi ligado à diversos times, mas há um consenso de que New York Yankees, Los Angeles Dodgers e San Francisco Giants estão liderando a disputa.
“Este é, de longe, o jogador com mais equipes interessadas que eu já vi no começo de uma free agency”, declarou Wolfe.
O pitcher japonês é atualmente a estrela absoluta no beisebol da terra do sol nascente. Nas últimas três temporadas, ele faturou o prêmio Eiji Sawamura, equivalente ao Cy Young, e foi o MVP da Liga do Pacífico nas duas últimas edições da disputa (o troféu de 2023 ainda será oficializado). Além disso, os Buffaloes frequentam a Japan Series desde 2021, sagrando-se campeões no ano seguinte.
Seu desempenho também é refletido em números extraordinários, como recorde de 70-29 após 172 partidas, com direito a 14 jogos completos e oito shutouts. Com 922 strikeouts em 897 entradas completas, tem o exímio ERA de 1.82 após sete anos com o time de Osaka.
Ele também foi peça importantíssima para a seleção japonesa nas Olimpíadas de 2020 e World Baseball Classic de 2023, chegando à medalha de ouro com os seus conterrâneos em ambas as oportunidades.
“É o que chamamos de uma tempestade perfeita. Quando você tem um dos melhores jovens arremessadores do mundo, com apenas 25 anos”, elogiou o agente. “É geracional. Algo que só acontece uma vez a cada dez ou 15 anos”.
Foto: Daniel Shirey/WBCI/MLB Photos via Getty Images