NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
MLB MLB
Noticias Podcast Video
MLB
13 de março de 2023 - 10h03

Venezuela vence Porto Rico no WBC em jogo com final tenso

Apesar da resiliência porto-riquenha, Venezuela conseguiu manter-se na liderança por todo jogo

MIAMI, FLORIDA - MARCH 12: Salvador Perez #13 of Venezuela celebrates while rounding the bases after Anthony Santander hit a three run home run in the first inning against Puerto Rico at loanDepot park on March 12, 2023 in Miami, FloridaEm confronto válido pela segunda rodada do grupo D do World Baseball Classic, a Venezuela (2-0) venceu Porto Rico (1-1) pelo placar de 9 a 6, num jogo cheio de estrelas da MLB. A partida foi realizada neste domingo à noite (12), no LoanDepot Park, em Miami. A seleção venezuelana teve um começo arrasador, marcando sete corridas nas duas primeiras entradas. Porto Rico voltou para o jogo na sexta entrada e repetiu o ritmo na oitava, porém não foi suficiente para virar o jogo.

Os destaques da partida são, indiscutivelmente, o catcher Salvador Perez (Royals) e o jogador de campo externo Anthony Santander (Orioles). Os dois atletas somados impulsionaram oito corridas para a Venezuela.

Perez conseguiu quatro rebatidas no jogo, entra elas um home run de três corridas. Além disso, anotou três corridas e teve 62,5% de aproveitamento no bastão.

E Santander, assim como no sábado (11), anotou outro HR, desta vez de três corridas, logo na primeira entrada.

No duelo de arremessadores, Pablo Lopez (Twins) abriu o jogo para a Venezuela por 4.2 entradas, permitindo apenas duas rebatidas, nenhum walk e uma corrida merecida, com seis eliminações por strikeout.

Do lado de Porto Rico, o titular foi Jose Berrios (Blue Jays), que foi desastroso e deixou o jogo no começo da segunda entrada, com dois em base e nenhum eliminado. No total ele permitiu cinco rebatidas (um home run), dois walks e teve cinco corridas na conta, com apenas um strikeout.

(Foto: Eric Espada/Getty Images)

O JOGO

O começo foi elétrico. Salvador Perez rebateu uma simples e mandou Jose Altuve para o home plate, abrindo o placar. Contudo, a Venezuela não parou e com as esquinas ocupadas, Anthony Santander rebateu o home run, deixando a partida 4-0.

Porto Rico não teve forças para a reação e com apenas oito arremessos, Pablo Lopez eliminou todos os porto-riquenhos e encerrou a primeira entrada.

Com a volta da segunda entrada, o ritmo agressivo da Venezuela também retornou. E em mais um home run de três corridas para a equipe, Perez ampliou a liderança venezuelana para 7-0.

Com um solitário HR, Eddie Rosario diminuiu o placar, porém Porto Rico parecia não conseguir produzir mais e só voltaria a mexer no placar na sexta entrada. Assim, a segunda entrada terminou 7 a 1 para a Venezuela.

Após uma terceira entrada silenciosa, David Peralta, com uma rebatida simples, impulsionou Perez para anotar a oitava corrida da Venezuela, na quarta.

O nove foi colocado no placar quando Salvador Perez teve uma rebatida tripla na quinta entrada, e Ronald Acuña Jr., mesmo quase caindo, conseguiu chegar salvo no home plate.

Foi na sexta entrada que a resiliência da seleção porto-riquenha apareceu. Kiké Hernandez rebateu uma simples e impulsionou Vimael Machin para marcar a segunda corrida do time. Contudo, Porto Rico não parou e lotou as bases. Emmanuel Rivera, Javy Baez e Rosario aproveitaram a situação e juntos conseguiram impulsionar mais três corridas. A entrada terminou 9 a 5 e com Porto Rico vivo na partida.

Neste momento, a Venezuela estava sem reação e ficou sem anotar corridas desde a quinta entrada até o final do jogo.

Com uma boa sétima entrada do arremessador venezuelano Jhoulys Chacín, a reação porto-riquenha ficou para a próxima entrada.

A oitava entrada de Porto Rico começou parecida com a sexta, duelos agressivos e com os jogadores decididos a virarem a partida. Hernandez conseguiu chegar em base e logo após, MJ Melendez rebateu uma dupla, o mandando para o home plate e anotando a sexta corrida. O ritmo continuou o mesmo, porém com as esquinas ocupadas, Rosario rebateu uma bola rasteira, que resultou em uma eliminação dupla na segunda e na primeira base.

A double play foi a jogada decisiva para a Venezuela, que conseguiu controlar o resultado e não permitiu que os jogadores porto-riquenhos chegassem em base na última entrada, deste modo vencendo a partida. Silvino Bracho ficou com o save, passando ileso pelas duas últimas entradas.

PRÓXIMAS PARTIDAS

A vitória neste domingo (12) foi fundamental para a Venezuela (0-2), pois como já enfrentou e venceu a favorita República Dominicana (0-1), jogará contra os adversários mais fracos do grupo. Nesta terça-feira (14), enfrentará Nicarágua (0-2) e na quarta (15), Israel (1-1).

Já Porto Rico (1-1) terá um caminho mais complicado. Jogará contra Israel (1-0) nesta segunda-feira (13) e depois enfrentará a República Dominicana (0-1) em uma considerada “final” pelo segundo lugar do grupo D, na quarta (15).

As situações podem mudar, entretanto desde já as equipes começam a pensar nas estratégias e nas possíveis chances de classificação.

WBC: GRUPO D

1. Venezuela (2-0)
2. Israel (1-0)
3. Porto Rico (1-1)
4. República Dominicana (0-1)
5. Nicarágua (0-2)

Texto de Rodrigo Fidalgo

instagram