NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
MLB MLB
Noticias Podcast Video
MLB
30 de abril de 2024 - 18h04

Tampa Bay Rays apresenta ‘ousado’ uniforme City Connect

Franquia é a terceira no ano a receber fardamento comemorativo no ano

Nesta segunda-feira (29), o Tampa Bay Rays apresentou o seu uniforme City Connect, representando a cultura underground e audaciosa da cidade.

Sob o slogan “Grit and Glow” (Cascalho e Brilho), a franquia oficializou uma camisa diferente das demais na liga, com cores vibrantes e design ligado ao skate, tatuagem, grafiti e música, muito característicos da região. A ideia de fazer algo distinto é peculiar de um time que – mesmo com uma das menores folhas de pagamento da liga – conseguiu chegar nas últimas cinco edições de playoffs da MLB.

De acordo com Warren Hypes, vice-presidente do setor de criação e marca dos Rays, o “grit” se refere à vontade da organização de fazer as coisas diferentes, enquanto o “glow” diz respeito à vibração da cidade. 

A inovação de Tampa Bay também é vista em campo. Além de apostar em novatos e jovens promissores, a equipe aplica métodos únicos para as partidas, como iniciar jogos com arremessadores de relevo ou mudança nas formações, apresentando novos shifts defensivos ou quatro homens no campo externo.

A nova farda deve ser estreada contra o New York Mets (outra franquia que recebeu uma City Connect recentemente) no próximo sábado (4). Eles planejam utilizar o uniforme em diversos jogos fora de casa, já anunciando o uso para 16 de junho, contra o Atlanta Braves e 7 de agosto, em visita ao St. Louis Cardinals.

O time da Flórida deve ser o primeiro a apresentar suas novas cores fora de seus domínios por seguidas vezes, algo que, novamente, não ocorre atualmente na MLB.

Pela primeira vez desde 2007, a organização terá uma camisa estampando o nome da cidade, numa textura “apagada pelo sol”, ligado ao clima ensolarado e quente da região. A fonte foi inspirada na revista de skateboarding Thrasher e no antigo logo dos Devils Rays – antigo nome da franquia, enquanto o logo do boné homenageia a Sunshine Skyway Bridge, ponto turístico de Tampa Bay.

“É só uma referência à atitude de ir contra a maré, que torna a empresa e a região especiais”, elogiou Hypes, principalmente sobre as partes escritas da camisa. “Acho que da forma como levamos nosso negócio, traçamos um caminho não tradicional num esporte muito tradicional. E essa é nossa contribuição para comemorar isso”.

Parte da inovação se deve às diferentes culturas e influências da cidade. Enquanto ela é vista como um excelente destino para viagens, os Rays acreditam ser importante dar espaço para a “vibrante comunidade underground”, principalmente o skate.

“Andar de skate faz você olhar o mundo de forma diferente. Se você conversa com skatistas e eles estão tentando entender como andar nas escadas, trilhos ou qualquer outra coisa, algo que não foi feito para se andar de skate, você tem que abrir a mente para tipos diferentes de pensamentos”, afirmou Hypes. “E eu acho que existem muitos laços e paralelos naturais com Tampa Bay, número 1 e número 2, a maneira como operamos nos negócios e no time”.

Em 1978, a cidade abriu uma pista de skate no St. Perry Harvey Park, a primeira no estado e uma das primeiras no país. Apelidada de “Bro Bowl”, ela faz parte do Registro Nacional de Lugares Históricos dos Estados Unidos. A herança do skateboarding orgulha a cidade e é apresentado na camisa como três palmeiras em volta de um pelicano. As três palmeiras são o símbolo do parque.

Já o pelicano é presente por conta das raízes do beisebol de Tampa Bay. Entre os anos 40 e 50, o St. Petersburg Pelicans era o representante da região nas Ligas Negras.

Para chegar no modelo aprovado, Rays e Nike conversaram por quatro anos, desde o começo da parceria da fornecedora com a MLB. O vice-presidente comentou, inclusive, que na primeira conversa com a companhia de material esportivo, eles “uma centena” de ideias diferentes, que incluíam conceitos sobre a região ou palavras importantes para a cidade.

No entanto, a Nike conseguiu sintetizar tudo em três ou quatro representações, o que ajudou empresa e franquia a escolherem o uniforme a ser lançado.

Pete Fairbanks, arremessador de relevo, é adepto da cultura do skateboarding e elogiou o novo material. Já o outfielder Randy Arozarena afirmou que o fardamento era “lindo”.

“Acho até que pessoas que não tiveram a cultura do skate tão forte enquanto estavam crescendo se conectaram pelo esquema das cores”, explicou Hypes. “E quando você explica a história, nós, realmente, investimos na forma como estamos fazendo algo diferente e contando a história de uma maneira diferente”.

Além dos Rays, o Philadelphia Phillies e os Mets já lançaram seus uniformes da City Connect. Neste ano, Cleveland Guardians, Detroit Tigers, Minnesota Twins, Toronto Blue Jays e St. Louis Cardinals também ganharão suas versões, enquanto o Los Angeles Dodgers terão a segunda edição da campanha.

Foto: Reprodução Twitter/Tampa Bay Rays

instagram