Jogador atuou 16 temporadas na MLB e lidera estatísticas ofensivas entre os coreanos
O ex-All Star Shin Soo Choo se aposentou do beisebol profissional, nesta quinta-feira (7). O jogador coreano com mais recordes na história da Major League Baseball (MLB), atuou 24 anos como profissional. Na carreira, ele soma 16 temporadas nos Estados Unidos.
Aos 42 anos, Choo atuou no SSG Landers, da Korea Baseball Organization (KBO), nas últimas quatro campanhas. A passagem mais recente pela MLB foi em 2020, quando jogou pelo Texas Rangers. Para anunciar a aposentadoria, ele convocou uma coletiva de imprensa. Sorridente, Choo se orgulha da trajetória no esporte.
“Objetivamente, não acho que eu tinha talento especial em nenhum aspecto específico do jogo, mas sempre me considerei um jogador versátil. Se as pessoas lembrarem de mim como um jogador que era completamente dedicado ao beisebol e levava o esporte a sério, então acho que isso fará com que todos os anos que coloquei neste esporte valham a pena”, declarou.
Choo é um dos pioneiros para jogadores nascidos na Coreia. Ele trilhou um caminho diferente do comum. Após completar o ensino médio, ao invés de ir para a KBO, ele escolheu a MLB. Ele assinou com Seattle Mariners e fez a estreia na competição, em 2004.
Ele passou também pelo Cleveland Indians, Cincinnati Reds e Rangers. Com anos de contribuições, Choo encerrou a carreira com 27,5% de aproveitamento no bastão, além de 1.671 rebatidas, 218 home runs, 782 corridas impulsionadas e 157 bases roubadas.
Ele lidera quase todos os quesitos ofensivos, entre os coreanos. Com uma ótima visão para arremessos, ele terminou seis vezes entre os dez primeiros em chegadas em base e walks. Em 2018, Choo se tornou o primeiro coreano a ir ao All-Star na história da liga.
Ele retornou à Coreia após o contrato com os Rangers expirar. Em 2021, ele teve uma temporada de ao menos 20 home runs e 20 bases roubadas, algo que o atleta fez três vezes na MLB. No mesmo ano, ele foi campeão da KBO, porém nesta temporada ele enfrentou lesões e jogou pouco.
“Este é o ex-jogador de beisebol Choo Shin-soo. Eu realmente aproveitei meu tempo na Coreia e não trocaria as memórias daqui por mais nada”, completou.