Catcher recebe recebe honraria por serviços humanitários
Nesta segunda-feira (28), a Major League Baseball informou que o catcher do Kansas City Royals Salvador Pérez recebeu o troféu Roberto Clemente de 2024.
O prêmio, que homenageia o lendário outfielder do Pittsburgh Pirates, condecora o atleta com maior envolvimento em causas sociais na temporada, sendo uma das honrarias mais prestigiadas do esporte. O próprio Clemente, muito adepto às ações sociais, faleceu num acidente aéreo em 1972 – justamente em uma destas “missões”.
Neste ano, Pérez se tornou o primeiro jogador dos Royals a ser agraciado por conta de seus esforços comunitários em Kansas City, Venezuela e Colômbia.
“Quando fazemos algo, fazemos porque vem do coração”, disse o apanhador, segundo Jeff Passan, da ESPN americana. “Não gosto de fazer coisas porque alguém me pediu. Quando estou com a minha mãe e queremos fazer algo, fazemos. Não precisamos postar nas redes sociais. Não gosto disso. Se faço, faço de coração. Quero fazer as pessoas felizes”.
Todos os anos, o apanhador e sua mãe, Yilda Diaz, provém alimentos e materiais de cozinhas para quase 2.000 residências na Venezuela, além de auxiliarem de forma geral 10.000 famílias no país. Uma liga de beisebol infantil, comandada por Pérez, também ajuda 220 crianças com equipamentos e consultas médicas.
Na Colômbia, o atleta contribui com a Fundação Carlos Fortuna. Já em Kansas City, ele fez uma doação de US$ 1 milhão para a Academia da Juventude Urbana, também ajudando casas de caridades, hospitais e organizações locais.