Franquia não se classificava à Série Divisional da Liga Americana (ALDS) desde 2015
O Kansas City Royals está classificado para a Série Divisional da Liga Americana (ALDS) pela primeira vez desde 2015. O clube derrotou o Baltimore Orioles por 2 a 1, no jogo 2 do Wild Card nesta quarta-feira (2). Fora de casa, em Carmen Yards, em Baltimore, os Royals venceram dois confrontos na série e avançaram para encarar o New York Yankees. O shortstop Bobby Witt Jr. foi o nome do jogo.
Em uma temporada regular brilhante, Witt Jr. segue decisivo para o clube. Nesta noite, ele participou diretamente das duas corridas vencedoras. Na primeira, ele rebateu rasteiro e ajudou o companheiro a chegar à terceira base. E a segunda, saiu das próprias mãos. Com o placar empatado, o jogador teve uma rebatida simples, que impulsionou a pontuação da vitória.
No duelo do montinho, Seth Lugo foi o arremessador titular para os Royals. O destro controlou o ataque rival durante as primeiras entradas. Ele, porém, cedeu um home run, em cinco rebatidas na partida. Ao final, ele encerrou a participação com um walk e seis strikeouts, em quatro parciais e um terço. O bullpen também teve um bom desempenho. Os cinco pitchers permitiram apenas uma rebatida e somaram seis strikeouts.
Do outro lado, Zach Eflin começou os trabalhos para os donos da casa. Ele fez um duelo em alto nível, apesar de receber a corrida no início do jogo. O destro, porém, se recuperou e conseguiu eliminações rasteiras e três strikeouts. Fechou, então, a atuação com quatro rebatidas e um walk, em quatro turnos. Cionel Perez ficou com a derrota na conta, pois era o arremessador em campo na corrida vencedora rival.
Os Royals inauguraram o placar logo na primeira campanha ofensiva. Michael Massey começou o ataque com uma rebatida dupla, para já ficar em posição de anotar corrida. Na sequência, Bobby Witt Jr. foi eliminado após uma rebatida rasteira, mas Massey chegou à terceira base. Vinnie Pasquantino foi o próximo e buscou um arremesso na parte baixa da zona de strike. Ele acertou um contato simples, porém suficiente para impulsionar Massey ao home plate, 1 a 0 Royals.
Em contrapartida, os Orioles encontraram dificuldades com Lugo no montinho. A equipe tinha apenas três rebatidas até a quinta entrada, quando começaram a reação. O outfielder Cedric Mullins foi o primeiro no bastão e, em seis arremessos, acertou a bolinha em cheio. Home run para Baltimore, que deixou tudo igual, 1 a 1.
O time aproveitou o embalo e animação dos torcedores para continuar no ataque. Ramón Urías, Gunnar Henderson e Jordan Westburg lotaram as bases, sem eliminados. Os Orioles, porém, não conseguiram transformar em pontuações. Anthony Santander saiu por bola voadora, e Colton Cowser sofreu um strikeout. Na última eliminação, Adley Rutschman teve uma rebatida rasteira, que encerrou a campanha, 1 a 1.
Após os donos da casa não converterem as chances, os Royals retomaram a vantagem na sexta parcial. Kyle Isbel rebateu uma simples e foi seguido por Massey, que deixou as esquinas ocupadas. Desta vez, Witt Jr. acertou a rebatida para a segunda base. Assim, todos os jogadores avançaram. Ele chegou salvo na primeira base, e Isbel completou a volta no diamante, 2 a 1 Royals.
Após a entrada do bullpen de Kansas City, os rebatedores dos Orioles não conseguiram grandes resultados. A partir do sétimo turno, Baltimore chegou em base apenas duas vezes, uma por walk e outra por rebatida dupla. Na última oportunidade, portanto, os Royals eliminaram os três jogadores adversários consecutivamente. Assim, o clube garantiu a vitória, a varrida na série e a ida ao ALDS.
Final: 2 a 1 Royals.
Com a classificação, os Royals vão enfrentar o New York Yankees na Série Divisional da Liga Americana. O primeiro confronto da série melhor de cinco será neste sábado (5), no Yankee Stadium. A bolinha voa às 19h38, horário de Brasília.