NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
MLB MLB
Noticias Podcast Video
MLB
17 de junho de 2024 - 00h06

Red Sox batem recorde da franquia, derrotam Yankees e vencem série

Contra o maior rival, equipe rouba nove bases, melhor marca da história do clube

Na primeira série da maior rivalidade da Major League Baseball, o Boston Red Sox (37-35) fez história e levou a melhor sobre o New York Yankees (40-24). Na noite deste domingo (16), os Red Sox dominaram o adversário histórico e venceram por 9 a 3, no Fenway Park, em Boston. Diante dos torcedores, a equipe quebrou o recorde da franquia de bases roubadas em uma partida com nove.

O ataque dos donos da casa deu show. Em um jogo coletivo, ao todo foram 14 rebatidas, nas quais apenas dois atletas não rebateram hoje. Mas, além das nove corridas, o foco ficou para os roubos de bases. Os responsáveis pela nova marca foram: Jarren Duran (2), Dominic Smith (1), Ceddanne Rafaela (1), David Hamilton (4) e Bobby Dalbec (1).

No montinho, Kutter Crawford, dos Red Sox, ficou com a vitória na conta. O arremessador cedeu três corridas, três rebatidas, sendo dois home runs, e eliminou nove rebatedores por strikeout, em seis entradas. O bullpen do time foi dominante e não permitiu corrida alguma para os rivais.

Do outro lado, Marcus Stroman começou os trabalhos para os Yankees. O destro teve sua terceira derrota no ano, com quatro corridas merecidas, sete rebatidas, quatro walks e apenas três strikeouts, em cinco parciais completas. O bullpen não teve bom desempenho e cedeu cinco pontuações, tendo contribuição para o placar final.

O JOGO

A primeira corrida não demorou a chegar. Logo na primeira passagem do ataque dos Yankees, Judge abriu o placar. Com dois eliminados, o outfielder foi ao bastão e enxergou um arremesso no centro da zona de strike. Ele não perdoou. Judge acertou a bolinha em cheio e a isolou para a arquibancada esquerda. Este foi o 26º home run dele na temporada, sendo o líder no quesito em toda MLB, 1 a 0 Yankees.

Os Red Sox, porém, reagiram rápido e assumiram a liderança na parte baixa da segunda parcial. Enmanuel Valdez conquistou um walk e avançou para a terceira base, após uma rebatida simples de Smith. O novato na liga, Rafaela foi o próximo. Durante o duelo, Smith roubou a segunda base, assim em posição de anotar corrida. Em um longo duelo de oito arremessos, Rafaela conectou a rebatida e impulsionou os dois companheiros para o home plate. Ao final da segunda entrada, Boston tinha três bases roubadas – uma no primeiro turno e duas no segundo, 2 a 1 Red Sox.

Os Yankees não responderam, e os donos da casa ampliaram a vantagem. Hamilton abriu o ataque, no terceiro turno, conseguiu um walk e roubou a segunda base – quarta da noite. Em seguida, Rob Refsnyder deixou as esquinas ocupadas, depois de uma rebatida simples. O terceira base Rafael Devers foi ao bastão, mas teve um contato ruim que gerou uma eliminação dupla. A jogada, entretanto, foi suficiente para Hamilton correr e anotar a corrida, 3 a 1 Red Sox.

Novamente, estes jogadores participaram da próxima pontuação da equipe. Hamilton rebateu uma simples e, além de roubar a segunda base (5), também roubou a terceira (6). Refsnyder teve um walk na sequência. Devers retornou ao ataque e, com uma rebatida de sacrifício para o campo central, Hamilton avançou e fez o quarto ponto, 4 a 1 Red Sox.

Na parte alta da sexta entrada, os Yankees iniciaram uma reação para voltar ao jogo. Jose Trevino foi o primeiro no bastão. No primeiro arremesso do duelo, ele foi para a rebatida e acertou com força. A bolinha voou por cima do muro esquerdo e diminuiu a vantagem, 4 a 2 Red Sox.

O ataque permaneceu em campo. Anthony Volpe rebateu uma simples e correu para a terceira base, em uma bola rasteira de Juan Soto. Este avanço foi crucial, pois o arremessador do bullpen Kutter Crawford errou o arremesso e gerou um wild pitch. Volpe correu e deixou a diferença em uma corrida, 4 a 3 Red Sox.

O momento era todo dos visitantes. Na sétima parcial, os Yankees lotaram as bases com nenhum eliminado. Alex Verdurgo e Giancarlo Stanton tiveram rebatidas simples, e Anthony Rizzo chegou salvo graças a um lançamento equivocado do primeira base Smith. Zack Kelly assumiu o montinho e parecia próximo de ceder o empate ou a virada. Isto, porém, não aconteceu. O pitcher eliminou dois jogadores por strikeout e conquistou a última eliminação em uma bola voadora de DJ LeMahieu.

Com a virada de chave, os Red Sox aproveitaram para sacramentar o resultado. Já na parte baixa da sétima, Duran e Refsnyder chegaram em base, ocupando as esquinas. Devers apareceu novamente e rebateu uma simples, para impulsionar Duran. Connor Wong foi o próximo. No quarto arremesso do duelo, ele acertou a bolinha e teve uma rebatida tripla. Com o contato, Refsnyder e Devers anotaram corrida, 7 a 3 Red Sox.

Após a pontuação, o ataque continuou e Dalbec entrou no lugar de Masataka Yoshida, que levou uma bolada. O sétimo roubo de base ocorreu quando Enmanuel Valdez foi eliminado, e Dalbec correu para a segunda base. Smith foi eliminado na sequência, e a passagem do ataque terminou.

Completamente dominados, os Yankees não respondiam. As últimas corridas e a quebra do recorde de bases roubadas veio no oitavo turno. Rafaela e Duran tiveram rebatidas simples. Duran roubou a segunda base, sendo a oitava da noite. Hamilton rebateu uma simples, e os colegas correram, porém apenas Rafaela anotou a corrida, 8 a 3 Red Sox.

Na sequência, durante o longo duelo de Refsnyder, Hamilton aproveitou a brecha e avançou para a segunda base (9). Ele mergulhou e deslizou até chegar salvo na segunda base, fazendo o nono na noite e quebrando o recorde da franquia em um só jogo.

Para encerrar a noite, Wong ainda retornou ao bastão e rebateu novamente, desta vez uma simples. O contato para o campo esquerdo do campo ajudou Hamilton, que fechou o resultado. Final: 9 a 3 Red Sox.

PRÓXIMAS PARTIDAS

Ambas equipes vão enfrentar, novamente, rivais de divisão. Boston viaja ao Canadá, onde encara o Toronto Blue Jays, nesta segunda-feira (17). O primeiro confronto, da série de três jogos, começa às 20h07, horário de Brasília. Nick Pivetta, pelos Red Sox, e Yusei Kikuchi, pelos Blue Jays, vão fazer o duelo de arremessadores.

Nova York, entretanto, terá a segunda-feira (17) de folga. O time retorna para casa e recebe o Baltimore Orioles, no Yankee Stadium. O encontro dos clubes, desta terça-feira (18), será às 20h05, horário de Brasília. No montinho, Nestor Cortes (Yankees) e Albert Suarez (Orioles) começam a partida.

Com a vitória, os Red Sox conquistaram a 37ª vitória na temporada e estão dois jogos acima da média. Com campanha 37-35, o time ocupa a terceira colocação na Divisão Leste da Liga Americana (AL East). Na corrida por uma vaga nos playoffs, a franquia tem três jogos de diferença para o Minnesota Twins.

Enquanto os Yankees, mesmo com a derrota, seguem com o melhor recorde da MLB, com 50 vitórias e 24 derrotas. A equipe lidera a liga, a Liga Americana e a AL East. Esta vantagem, no entanto, está em um jogo e meio para os Orioles (47-24), próximos adversários. Na sequência da divisão, os Blue Jays (35-36) estão na quarta posição, e o Tampa Bay Rays (34-38) é o último.

(Foto: Divulgação/MLB)

instagram