Dodgers e Braves repetem a decisão da Liga Nacional do ano passado, quando o time de Los Angeles venceu por 4 a 3 de virada
Duas das equipes mais dominantes da Liga Nacional nos últimos anos, Los Angeles Dodgers e Atlanta Braves se enfrentam na NLCS (National League Championship Series), a partir deste sábado (16), às 21h07. Justamente as franquias que disputaram a decisão da NL na temporada passada, com vitória dos Dodgers por 4 a 3 na série, depois de estarem atrás por 3 a 1. No fim, o time de Los Angeles venceu a World Series contra o Tampa Bay Rays por 4 a 2. Ambas as séries foram disputadas no estádio Globe Life Park in Arlington do Texas Rangers, em função da pandemia.
A equipe de LA está em seu oitavo playoff seguido, sendo a sexta decisão de liga, com três classificações para a WS e duas eliminações. Já os Braves estão em seu quarto playoff seguido, mas diferente do rival, falta ainda dar o passo seguinte que é voltar a vencer a Liga Nacional, pois isto não ocorre desde a temporada de 1999.
Nos playoffs desta temporada, o atual campeão não teve vida fácil. Na fase de classificação, a campanha foi excelente, com 106 vitórias e 56 derrotas, só que o San Francisco Giants conseguiu ser ainda melhor e conquistou a Divisão Oeste com uma vitória a mais. Com o segundo lugar, o time do técnico Dave Roberts precisou passar pela tensão do jogo de Wild Card contra o St. Louis Cardinals. A vitória veio em uma partida dramática, com um HR de duas corridas de Chris Taylor na nona entrada.
Na NLDS, outra pedreira: o clássico contra os Giants. Depois de uma batalha de cinco jogos, os Dodgers conseguiram a classificação vencendo fora de casa por 2 a 1, conseguindo a corrida da vitória na nona entrada.
Enquanto os Braves tiveram um caminho um pouco mais tranquilo. O time do técnico Brian Snitker correu alguns riscos de perder o título da Divisão Leste na última semana, mas uma varrida contra o Philadelphia Phillies garantiu a classificação com uma campanha de 88 vitórias e 73 derrotas. Sem precisar passar pelo Wild Card, o adversário da NLDS foi o Milwaukee Brewers. Após perder o jogo 1 fora de casa, a equipe deu a volta por cima e venceu três partidas seguidas, confirmando a vaga no jogo 4 no seu estádio Truist Park.
Apesar da campanha inferior, o mando de campo na NLCS será do time de Atlanta por ter vencido sua divisão.
A SÉRIE: DODGERS X BRAVES
As duas equipes se conhecem bem em virtude de terem disputado a NLCS do ano passado, porém os times neste ano terão desfalques importantes.
Os Braves não contarão para a série com jogadores fundamentais como Jorge Soler, afastado por COVID-19, Marcell Ozuna em licença administrativa e os lesionados Ronald Acuña Jr. e Mike Soroka.
Enquanto isso, os Dogders possuem menos problemas, mas também importantes. O primeira base Max Muncy e o arremessador Clayton Kershaw estão fora da série (e talvez dos playoffs) por lesão.
Uma diferença que pode pesar a favor do time de Los Angeles são os reforços do arremessador Max Scherzer e do shortstop Trea Turner, que sem dúvida melhoram qualquer equipe da MLB.
Durante a temporada, as duas equipes se enfrentaram em seis partidas, com a série terminando em 4 a 2 para os atuais campeões.
No geral, os Dodgers são superiores em todos os aspectos do jogo. No arremesso, a equipe teve o melhor ERA da liga com uma média de três corridas por partida, enquanto os Braves são o oitavo com um ERA de 3,88.
No ataque, o cenário fica bem mais equilibrado. O time da Califórnia é o 11º em aproveitamento, o quarto em HR e o quarto em corridas anotadas. Do outro lado, o ataque do time de Atlanta é o 12º em aproveitamento, terceiro em HR e oitavo em corridas anotadas.
Foto: Twitter/Atlanta Braves
EM QUEM FICAR DE OLHO
As duas equipes possuem vários ótimos jogadores, que podem decidir qualquer jogo. Do lado dos Dodgers, o grande nome vem sendo o outfielder Mookie Betts, que nestes playoffs está rebatendo absurdos 45,6% com um home run e quatro RBIs, além de ser um perigo em base pela velocidade e uma segurança na defesa.
O terceira base Justin Turner ainda não brilhou nestes playoffs, mas é um jogador que sempre pode fazer a diferença com rebatidas decisivas. Em sua carreira já são 13 home runs na pós-temporada.
Do lado dos Braves, o primeira base Freddie Freeman é o grande destaque. Freeman teve uma excelente temporada regular, rebatendo 30%, com 31 home runs e 83 RBIs. Nos playoffs foi decisivo na vitória do jogo 4 contra Milwaukee, com o HR solo que colocou o time vantagem na oitava entrada. O terceira base Austin Riley também é uma excelente arma ofensiva do técnico Snitker.
Do lado dos arremessadores, o grande nome é Max Scherzer. O pitcher vem com um ERA de 1,98 desde que foi trocado para Los Angeles e sem dúvida é a principal arma no montinho para o técnico Roberts. Scherzer nestes playoffs cedeu apenas duas corridas em 12 entradas e atuou como closer no jogo 5 contra os Giants. Apesar disso, deve abrir o jogo 1 contra os Braves neste sábado.
Já Max Fried é a maior esperança dos torcedores dos Braves no montinho. O arremessador teve uma excelente temporada com 14 vitórias e um ERA de 3,04 e deve ser o titular do jogo 1 deste sábado. Em sua única atuação nestes playoffs, Fried atuou por seis entradas contra os Brewers sem ceder corrida.
Foto: Twitter/Los Angeles Dodgers
AGENDA NLCS: LOS ANGELES DODGERS X ATLANTA BRAVES
Jogo 1 – Dodgers @ Braves (Truist Park, 16/10, 21h07)
Prováveis titulares: Max Scherzer (LAD) x Max Fried (ATL)
Jogo 2 – Dodgers @ Braves (Truist Park, 17/10, 20h37)
Prováveis titulares: A confirmar
Jogo 3 – Braves @ Dodgers (Dodger Stadium, 19/10, horário a ser determinado)
Prováveis titulares: A confirmar
Jogo 4 – Braves @ Dodgers (Dodger Stadium, 20/10, horário a ser determinado)
Prováveis titulares: A confirmar
Jogo 5 (se necessário) – Braves @ Dodgers (Dodger Stadium, 21/10, horário a ser determinado)
Jogo 6 (se necessário) – Dodgers @ Braves (Truist Park, 23/10, horário a ser determinado)
Jogo 7 (se necessário) – Dodgers @ Braves (Truist Park, 24/10, horário a ser determinado)
PALPITE: Dodgers em 6
Apesar da qualidade dos Braves, a equipe de Los Angeles é superior ao adversário em todos os aspectos do jogo. Na temporada passada, a NLCS entre as equipes terminou em 4 a 3 para LA, mas neste ano o time de Atlanta terá desfalques pesados como de Soler, Soroka, Ozuna e Acuña Jr. Já os Dodgers não contarão com Clayton Kershaw e Max Muncy, mas o time do técnico Dave Roberts se reforçou com as chegadas de Max Scherzer e Trea Turner.
Com toda essa diferença nos elencos, consigo ver os Braves no máximo vencendo duas partidas, mesmo tendo o mando de campo na série.