Equipe abre sete jogos de vantagem na liderança da NL East sobre rival de divisão
Na série entre rivais de divisão e líder e vice líder da Divisão Leste da Liga Nacional, o Philadelphia Phillies levou a melhor. A equipe derrotou o Atlanta Braves por 3 a 2 por walk-off na 11ª entrada, neste domingo (1). Os torcedores presentes no Citizens Bank Park, na Filadélfia, acompanharam uma partida decisiva de Nick Castellanos e a vitória por 3 a 1 na melhor de quatro jogos entre os clubes.
Castellanos foi o grande herói da noite. Todas as corridas dos Phillies foram impulsionadas pelo outfielder nesta noite. O jogador foi decisivo para o resultado. Ele foi cinco vezes ao bastão e rebateu duas vezes, sendo uma dupla e uma simples, que deu a pontuação da vitória. Nesta temporada, ele tem 24,9% de aproveitamento no bastão e 72,4% de OPS.
No duelo de arremessadores, Aaron Nola foi o titular no montinho dos Phillies. O pitcher, de 3,29 de ERA na temporada, cedeu as duas corridas adversárias, em quatro rebatidas, sendo um home run. O destro eliminou nove rebatedores strikeout e conseguiu controlar o ataque rival durante as seis entradas completas no jogo. No bullpen, Carlos Estevez atuou na última parcial e ficou com a vitória na estatística.
Do outro lado, Spencer Schwellenbach começou os trabalhos para os Braves. Apesar de apenas dois strikeouts, o arremessador limitou os Phillies a duas corridas e cinco rebatidas por meio de muitas eliminações rasteiras e voadoras, sendo 11 no total. A corrida final e a derrota ficaram na responsabilidade do pitcher de bullpen Aaron Bummer.
O JOGO
As primeiras campanhas ofensivas dos times não foram eficientes para nenhum dos lados. Se as rebatidas simples, ou walks, não estavam ajudando, uma pancada na bolinha foi o suficiente para inaugurar o placar. Na terceira entrada, Michael Harris II foi ao bastão com dois eliminados. O outfielder viu cinco arremessos. No último, ele acertou a bolinha em cheio e a isolou para a arquibancada central do estádio. Home run e 1 a 0 Braves.
Os donos da casa não responderam e foram eliminados rapidamente. Assim, Atlanta retornou ao ataque e ampliou a vantagem. Matt Olson conquistou um walk e Travis d’Arnaud rebateu uma simples. Com as bases de esquina ocupadas, Whitt Merrifield teve um contato rasteiro, que a princípio havia gerado uma eliminação dupla. Os Braves, no entanto, desafiaram a jogada e Merrifield chegou salvo em base, o que aprovou a corrida de Olson no home plate, 2 a 0 Braves.
Os Phillies começaram a reação na parte baixa do sexto turno. Já com dois eliminados, Trea Turner, com uma simples, e Bryce Harper, com uma dupla, ficaram na terceira e na segunda base, em posição de anotar corrida. Castellanos apareceu pela primeira vez e já sendo decisivo. O jogador, em contagem desfavorável (0-2), rebateu uma dupla e impulsionou os dois companheiros. Tudo igual na Filadélfia,
2 a 2.
As passagens ofensivas seguintes foram de poucas oportunidades, e então o confronto foi para as entradas extras. Ambos os times não aproveitavam o corredor na segunda base, e o marcador continuava empatado. Na parte baixa da 11ª, Turner teve um walk, e Harper quase gerou uma double play, mas colocou um Kody Clemens na terceira base. Castellanos foi o próximo e sacramentou o resultado. Com uma rebatida simples, o atleta colocou a bolinha em jogo e Clemens correu para dar a vitória. De virada e por walk-off, 3 a 2 Phillies.
PRÓXIMAS PARTIDAS
As duas equipes vão ter a segunda-feira (2) de folga. Philadelphia deixa a cidade e vai ao Canadá, onde enfrenta o Toronto Blue Jays. Os times vão fazer uma série de três confrontos, a partir desta terça-feira (3). O primeiro arremesso será às 20h07, horário de Brasília.
Atlanta também vai viajar, no entanto será de retorno para casa. Os Braves vão receber o Colorado Rockies, nesta terça-feira (3), no Truist Park. Em três partidas, o duelo inicial começa às 20h20, horário de Brasília.
Após a vitória na série e três vitórias sobre os rivais de divisão, os Phillies abriram ainda mais a vantagem à frente dos Braves na Divisão Leste da Liga Nacional. A equipe da Filadélfia alcançou a 81ª vitória no ano e soma 56 derrotas, tendo sete jogos de diferença na liderança do grupo. Os Braves estão com campanha 74-63, na segunda colocação, mas dentro da zona de classificação para o Wild Card. Fecham a divisão o New York Mets (73-64), o Washington Nationals (61-76), e o Miami Marlins (51-86).