NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
MLB MLB
Noticias Podcast Video
MLB
16 de março de 2023 - 13h03

Com Ohtani e Darvish no montinho, Japão vence Itália e avança no WBC

Dupla da MLB teve dificuldades, mas ataque japonês funcionou para levar o time às semifinais em Miami

O Japão derrotou a Itália por 9 a 3, nesta quinta-feira (16), no Tokyo Dome, e avançou para as semifinais do World Baseball Classic (WBC) de 2023. O adversário na próxima fase será o vencedor de Porto Rico e México, que se enfrentam em outra das quartas de final, nesta sexta (17).

Mostrando a força do seu elenco, a seleção japonesa teve no montinho dois dos melhores arremessadores da MLB: Shohei Ohtani (Angels) abriu o jogo, enquanto Yu Darvish (Padres) fez duas entradas vindo do bullpen. Nenhum dos dois foi brilhante, sendo responsáveis pelas três corridas italianas na partida, mas a dupla conseguiu manter o controle do placar.

Ohtani arremessou por 4.2 entradas, permitindo quatro rebatidas, um walk e duas corridas merecidas, com cinco strikeouts. Darvish, de forma pouco usual, entrou como reliever, sofrendo duas rebatidas (um home run) e uma corrida durante duas entradas, com uma eliminação por strike.

O ataque japonês fez sua parte para não depender tanto de seus arremessadores. Destaque para Kazuma Okamoto, primeira base do Yomiuri Giants, que conseguiu um home run de três corridas e terminou o jogo com cinco corridas impulsionadas. Também no bastão, Ohtani conseguiu uma rebatida válida e duas corridas anotadas.

Pela Itália, Ryan Castellani, que tem apenas 14 partidas na MLB e pertence ao Oakland Athletics, foi o titular, mas ficou apenas duas entradas, limitando o ataque japonês a apenas uma rebatida e três walks. Depois de sua saída, a coisa desandou com Joe LaSorda, membro das ligas menores do Tampa Bay Rays, responsável pelas quatro corridas do time asiático.

(Foto: Divulgação/MLB.com)

O JOGO

Masataka Yoshida impulsionou a primeira corrida da partida só na terceira entrada, com uma eliminação de bola rasteira que levou Masataka Yoshida ao home plate. Na mesma parcial, veio o belo homer de Okamoto, deixando o placar em 4 a 0 para o Japão.

A Itália esboçou reação na quinta entrada, quando Shohei Ohtani deixou bases lotadas após uma rebatida cedida e dois hit by pitches. Uma simples de Dominic Fletcher na sequência impulsionou as duas primeiras corridas italianas em Tóquio (4 a 2) e pôs fim à atuação de Ohtani no montinho.

Só que na parte alta da quinta, o ataque do Japão voltou à carga. Munetaka Murakami, com uma double, impulsionou Ohtani para marcar. Depois, Okamoto voltou a brilhar, com outra dupla, dessa vez colocando mais duas corridas no placar: 7 a 2 para os donos da casa.

Na sétima entrada, o Japão anotou mais um home run, agora com Yoshida, solo. Na mesma parcial, Sosuke Genda bateu uma simples e levou para “casa” Murakami. A Itália ainda voltou a pontuar com um HR solo de Fletcher, membro do farm system do Arizona Diamondbacks, castigando Yu Darvish na oitava entrada, mas já era tarde.

Placar final de 9 a 3 a favor dos japoneses, que agora viajam para os Estados Unidos, mais precisamente Miami, onde farão uma das semifinais do WBC contra Porto Rico ou México na próxima segunda-feira (20).

Ontem, Cuba venceu a Austrália e vai jogar a outra semifinal no domingo (19), com o vencedor de EUA e Venezuela.

instagram