Time já tem lista de arremessadores machucados e tenta soluções
Carlos Rodón irá perder o começo da temporada regular da Major League Baseball, devido a uma distensão muscular no antebraço esquerdo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (09) pelo gerente geral do New York Yankees, Brian Cashman, que revelou não ser uma lesão grave, porém o fará iniciar o campeonato na lista de lesionados.
O arremessador de 29 anos sofreu uma contusão parecida ano passado, enquanto jogava pelo San Francisco Giants. “Obviamente, tentar arremessar passando por isso não é uma coisa boa, especialmente nesta época do ano. Se isso fosse durante a temporada, ele provavelmente ainda estaria jogando. Ele teve isso em maio do ano passado com os Giants e não perdeu nenhum tempo com isso”, disse Cashman.
Aparentemente, colocá-lo na lista de lesionados é uma ação preventiva, para o jogador se recuperar e voltar em bom estado físico. “Quando eu estava com ele, ele disse, ‘Eu lidei com isso em maio, e isso não me impediu.’ Mas não é maio, é março, e não queremos transformar isso em algo diferente”, completou Cashman. Rodón passará por um período de sete a dez dias sem arremessar, e voltará com a situação melhor em abril, mas em um tempo a ser determinado ainda.
“Você só precisa evitar olhar para o calendário e forçá-lo e acelerar o processo porque sente a pressão externa de uma nova organização, torcida, coisas assim”, comentou Cashman. “(Rodón) entende isso. Ele é um profissional. Mas, como qualquer outra coisa, é da natureza humana, ‘eu quero chegar lá e lançar.’”
Rodón chegou aos Yankees nesta intertemporada, na qual assinou um contrato de seis anos por US$ 162 milhões, e fez sua estreia neste domingo (05) no Spring Training, contra o Atlanta Braves. O time do Bronx venceu a partida por 10 a 6, entretanto Rodón não jogou bem e cedeu cinco corridas e seis rebatidas, entre elas duas foram home runs, isso em apenas duas entradas.
A ressonância magnética, que constatou a lesão, foi realizada na quarta-feira (08). “Mas agora, quando você junta tudo e a recuperação não estava lá e agora a imagem mostra uma distensão leve, tudo se soma a que talvez seja por isso que aquele dia (no jogo de domingo) não foi tão bom”, afirmou Cashman.
Além de Carlos Rodón, foi anunciada a perda de dois jogadores do bullpen dos Yankees, Lou Trivino e Tommy Kahnle, que também irão para a lista de lesionados. Kahnle, com tendinite no bíceps, direito só voltará em abril, enquanto Trivino, com uma leve entorse no cotovelo direito, ficará afastado pelo menos até maio.
Frankie Montas é outro arremessador de New York que provavelmente perderá parte da temporada. Montas ainda se recupera de um problema no ombro, o qual foi necessária uma intervenção cirúrgica no final de fevereiro.
Buscando soluções, os Yankees já estavam testando jogadores para o quinto lugar na rotação. Domingo German e Clarke Schmidt estão entre os cotados, porém nada está definido e até o prospecto Deivi Garcia pode surgir e disputar um lugar no elenco principal.
“Vamos dar um jeito”, disse Cashman sobre a profundidade da rotação dos Yankees. “No final das contas, fora o Montas, ainda não perdemos ninguém por um tempo significativo. Mas claramente não é uma boa situação quando você perde um titular com o qual contava. Mas, ao mesmo tempo, é março e isso nos dá tempo para permitir que ele se cure e se recupere.”
A rotação dos Yankees é considerada uma das melhores da liga, contando com Gerrit Cole, Luis Severino, Nestor Cortes e a possível volta de Rodón.
Texto de Rodrigo Fidalgo
(Foto: New York Yankees/Getty Images)