Bell passou as seis últimas temporadas como treinador dos Reds
Após a demissão do cargo de treinador do Cincinnati Reds, David Bell assumiu nova função na Major League Baseball (MLB). O Toronto Blue Jays contratou o profissional para ser o vice-presidente de operações de beisebol e gerente geral assistente da franquia.
Ele era um desejo antigo dos Blue Jays, depois da saída de John Gibbons, em 2018. Embora tenham feito entrevistas, o acordo não avançou na época. O diretor vai trabalhar diretamente com o general manager Ross Atkins. Bell será o responsável pelo desenvolvimento dos jovens jogadores do time.
“Bell supervisionará os departamentos de Desenvolvimento de Jogadores e Desempenho Físico e Mental, além de contribuir para as decisões de planejamento estratégico da Major League e aconselhar sobre avaliações e aquisições de jogadores”, declarou o clube, por meio de um comunicado na sexta-feira (15).
O sistema de base dos Blue Jays será importantíssimo para o futuro da equipe. Isto pois, dependendo das movimentações nesta inter-temporada, a franquia pode tentar um impulso competitivo ou entrar em uma reconstrução. A diretoria terá pela frente decisões como o futuro da estrela Vladimir Guerrero Jr. e possíveis contratações na free agency.
Além de investimentos, Toronto precisa de boas peças de origem no clube. Os últimos prospectos do campo interno como Will Wagner, Ernie Clement, e Leo Jimenez produziram na MLB. Mas ainda é preciso profundidade para o elenco. De acordo com o ranking da MLB, os Blue Jays têm a 24ª melhor base de desenvolvimento na liga.
Hoje, aos 52 anos, Bell tem experiência com jovens atletas. Ele atuou nesta área com o San Francisco Giants, além de ter sido treinador em equipes de ligas menores. Ele passou as últimas seis temporadas à frente dos Reds e registrou 409 vitórias e 456, com apenas uma ida aos playoffs, em 2020.
Os Blue Jays não foram à pós-temporada, neste ano, depois de terminarem na última colocação na Divisão Leste da Liga Americana com campanha 74-88. O clube não vence uma partida de mata-mata desde 2016, quando chegou à Final da Liga Americana, quando perdeu para o então Cleveland Indians.