Equipe tem vantagem de quatro jogos e meio na liderança da AL West
Após um começo de sete vitórias e 19 derrotas, o Houston Astros alcança a marca de 70 conquistas na temporada. A equipe derrotou o Baltimore Orioles por 6 a 3, na noite deste domingo (25), no Oriole Park at Camden Yards, em Baltimore. Este foi o último jogo da série entre os clubes, que terminou empatada em 2 a 2. Os Astros saíram na frente e sofreram o empate. Mas a produção ofensiva e os home runs seguidos de Alex Bregman e Yainer Diaz sacramentaram o resultado e a liderança isolada na Divisão Oeste da Liga Americana.
Houston foi completamente dominante no ataque. O time teve dez rebatidas ao todo, divididas entre Bregman, Diaz, Jeremy Pena, Victor Caratini, Ben Gamel, Zach Dezenzo e Mauricio Dubon. Neste momento, o clube é o décimo no quesito home runs na Major League Baseball, com 156, e o terceiro melhor em aproveitamento no bastão, com 26%.
No duelo do montinho, Yusei Kikuchi foi o arremessador titular pelos Astros. O japonês sofreu apenas duas rebatidas, sendo um home run responsável por todas as corridas adversárias. Com três walks e quatro strikeouts, o canhoto esteve na partida por cinco entradas e dois terços. No bullpen, Josh Hader segurou o resultado e alcançou o 28º save da temporada.
Pelo outro lado, Dean Kremer começou os trabalhos para os Orioles. O pitcher tem 4,31 de ERA no ano e nesta noite permitiu três pontuações aos rivais. Foram sete rebatidas, dois walks e cinco eliminações por strikeout, em seis parciais completas. Burch Smith o substituiu e ficou com a derrota e duas corridas nas estatísticas.
O JOGO
Depois de passagens rápidas dos dois ataques, o placar foi inaugurado na quarta entrada. O início não parecia promissor. Os Astros tiveram dois eliminados rapidamente, porém Pena encerrou a seca e rebateu uma simples. Caratini foi o próximo, e também com uma simples, colocou o companheiro para correr e abrir o marcador, 1 a 0 Astros.
No embalo, os rebatedores de Houston não pararam por aí e continuaram a campanha. Gamel foi o seguinte e colocou a bolinha em jogo novamente. Com dois em base, Dezenzo foi ao bastão. Em uma rebatida potente, ele conseguiu uma dupla, que impulsionou os dois colegas para o home plate e deu uma vantagem maior à equipe, 3 a 0 Astros.
Esta diferença de corridas, no entanto, acabou na parte baixa da quinta parcial. Eloy Jiménez abriu o ataque dos Orioles com uma rebatida simples. Emmanuel Rivera fez um longo duelo, de sete arremessos, e conquistou um walk. Ramón Urías foi o próximo e não desperdiçou a chance em uma bola rápida. Ele viu o arremesso e acertou em cheio. A bolinha voou por cima do muro central e parou nas luvas do bullpen. Home run de três corridas, para incendiar a torcida e deixar tudo igual, 3 a 3.
Ambos os times não conseguiram tirar o empate do placar. Isto até o sétimo turno. Novamente com dois eliminados, os Astros voltaram à frente do jogo. Bregman e Diaz viram o adversário e tiveram o mesmo resultado. Primeiro, Bregman acertou uma pancada para o lado esquerdo, ao acertar a bolinha na parte central da zona de strike e marcar seu 21º home run do ano. Diaz foi na sequência e, enquanto ainda passava o replay do home run anterior, rebateu no primeiro arremesso que viu, 5 a 3 Astros.
O clube sacramentou a vitória na oitava passagem do ataque. Gamel e Dezenzo chegaram em base, mas devido a um erro defensivo de Baltimore, os dois conquistaram a terceira e a segunda base, respectivamente. Com apenas um eliminado, Jake Meyers acertou uma rebatida alta para o lado direito do campo. Mesmo sendo eliminado, foi suficiente para Gamel avançar e anotar a sexta corrida da noite, 6 a 3 Astros.
Os Orioles ainda tiveram mais duas oportunidades para tentar a recuperação no confronto. Eles, porém, não conseguiram chegar em base e foram eliminados consecutivamente. Assim, o duelo terminou com a vitória dos visitantes e com a série empatada.
Final: 6 a 3 Astros.
PRÓXIMAS PARTIDAS
Houston vai retornar aos gramados nesta segunda-feira (26). A equipe segue fora de casa e viaja à Filadélfia, onde vão encarar o Philadelphia Phillies para uma série de três jogos. O primeiro ocorre às 19h40, horário de Brasília, no Citizens Bank Park.
Baltimore, no entanto, terá um dia de folga para cruzar os Estados Unidos até a costa oeste. O time vai enfrentar o Los Angeles Dodgers, no Dodger Stadium, nesta terça-feira (27). Também em três confrontos, o arremesso inicial será às 23h10, horário de Brasília.
Neste momento, os Astros são líderes isolados da Divisão Oeste da Liga Americana. O clube alcançou a marca de 70 vitórias e registra 60 derrotas. A diferença para o segundo colocado, Seattle Mariners (66-65) é de quatro jogos e meio. Na sequência da classificação estão Texas Rangers (60-71), Oakland Athletics (56-75) e Los Angeles Angels (54-77).
Do outro lado, os Orioles seguem na briga pelo primeiro lugar da Divisão Leste da Liga Americana. O time conheceu a 56ª derrota no ano e tem campanha 76-56, com um jogo e meio de distância do líder, New York Yankees (77-54). O Boston Red Sox (67-62) está em terceiro, seguido por Tampa Bay Rays (65-65) em quarto e o Toronto Blue Jays (63-68) em último.
(Foto: Divulgação/MLB)