Japonês de 23 anos teve ano com ótimos números atuando pelo Chiba Lotte Mariners, no Japão
Neste sábado (9), o time japonês Chiba Lotte Marines, da Nippon Professional Baseball (NPB), anunciou que o arremessador Roki Sasaki estará disponível no mercado durante a offseason, podendo assinar com qualquer equipe.
Sasaki será considerado um agente livre internacional por conta de sua idade (23 anos) e só poderá assinar contrato de Ligas Menores – similar a quando Shohei Ohtani chegou nos Estados Unidos.
“Desde que eu cheguei nos Marines, o time esteve aberto a ouvir meus pensamentos sobre meu desafio futuro na MLB e sou muito grato a eles por me permitirem estar disponível oficialmente agora. Eu farei o meu melhor para trilhar meu caminho desde o contrato de Ligas Menores para me tornar o melhor jogador do mundo, de modo que eu não tenha arrependimentos em minha carreira e possa, então, viver de acordo com as expectativas de todos que me apoiaram desta vez”, afirmou Sasaki, segundo comunicado oficial da equipe japonesa.
De acordo com informações de Jeff Passan (ESPN americana), o Los Angeles Dodgers é o favorito para fechar com Roki Sasaki, mas outros times também estão na disputa – San Diego Padres, New York Mets, New York Yankees, Chicago Cubs, Toronto Blue Jays, Texas Rangers e Tampa Bay Rays.
Assim que for disponibilizado pelo Chiba Lotte Marines, Roki Sasaki terá 45 dias para fechar contrato. Isso vai determinar se ele estará na classe internacional de jogadores amadores em 2024 ou 2025 – o prazo de assinatura de contratos, anualmente, fica aberto entre os dias 15 de janeiro e 15 de dezembro.
Integrante do elenco japonês que venceu o World Baseball Classic em 2023, Sasaki tem braço potente com uma bola rápida geralmente próxima das 100 mph. Na última temporada pelos Marines, o jovem japonês registrou dez vitórias, cinco derrotas, ERA de 2.35 e 129 strikeouts em 111 entradas arremessadas.