Jogador não renovou com os Orioles e vai testar o mercado pela primeira vez na carreira como agente livre
Após mais um ano em alto nível, desta vez no Baltimore Orioles, Corbin Burnes está disponível no mercado nesta free agency. O Cy Young da Liga Nacional em 2021, chega como o principal arremessador titular desta inter-temporada.
De acordo com as projeções, Burnes deve receber um dos maiores contratos de pitchers. Segundo o jornalista Jeff Passan, da ESPN americana, as especulações giram em torno de “ao menos sete anos” de vínculo e US$ 288 mihões.
Burnes atuou por apenas dois clubes na Major League Baseball (MLB), o Milwaukee Brewers e os Orioles. Desde que estreou na rotação dos Brewers, em 2020, Burnes evoluiu, se tornou o ace da equipe e ficou conhecido como um dos melhores arremessadores da liga. Deste período até hoje, o jogador tem o melhor ERA, com 2,92, e é o segundo com mais entradas arremessadas, sendo 775 e dois terços.
Nesta temporada, após chegar a Baltimore por meio de uma troca, ele manteve o nível. Burnes registrou um ERA de 2,92, 1,09 de WHIP, cedeu 66 corridas e eliminou 181 rebatedores por strikeout, em 32 partidas.
O atleta, no entanto, não quis renovar o acordo com os Orioles. Ele afirmou que todos esperam pelo momento de testar o mercado e descobrir os interessados e os valores. Assim, confira cinco possíveis destinos para o pitcher nesta free agency:
Ninguém gosta de perder o melhor arremessador da rotação. Ainda mais depois da temporada que Burnes teve na equipe. Após uma decepcionante pós-temporada, na qual o time caiu no Wild Card da Liga Americana, a franquia não deve economizar para reforçar o elenco e voltar mais forte para o próximo ano. Reconquistar Burnes deve ser uma das prioridades do clube, nesta inter-temporada. Para isso, entretanto, terá que abrir o bolso e apresentar um bom plano de futuro para ele.
Futuro é algo que os Mets pensam, principalmente depois da campanha até a Final da Liga Nacional. Nesta free agency, a equipe perdeu Luis Severino, que também ficou disponível para negociações com outros times. Nova York, então, não perderá a oportunidade de somar um arremessador número um à rotação. Embora a preferência seja para trazer Pete Alonso de volta, Burnes seria um ótimo encaixe em um clube com potencial para evolução e que pode trazer resultados.
Assim como os Mets, San Fracisco também perdeu o principal nome na rotação, ao final desta temporada. Blake Snell optou por não renovar o vínculo e se tornou um agente livre. Assim, a aquisição de Burnes seria uma reposição à altura e, quem sabe, até melhor. Isto pois, o Oracle Park, casa dos Giants, é favorável aos arremessadores. Espaço na folha salarial e agressividade no mercado não faltam à franquia. A equipe quer voltar ao protagonismo da MLB, após não ir aos playoffs pelo terceiro ano consecutivo.
Depois do primeiro título na história, em 2023, os Rangers tiveram um ano decepcionante, no qual não conseguiram uma vaga na pós-temporada. O clube já demonstrou que não tem problema em gastar com arremessadores bons e que farão a diferença durante as campanhas. Atualmente, no entanto, Texas perdeu alguns pitchers para a free agency, como Nathan Eovaldi e Max Sherzer. Além disso, alguns que ficaram estão machucados. A adição de Burnes traria segurança à franquia para os próximos anos.
Uma das opções para Burnes seria continuar na Divisão Leste da Liga Americana. Os Red Sox também têm fatores que podem atrair o atleta. O primeiro é a necessidade. Boston se desfez de Chris Sale e viu o arremessador ser protagonista no Atlanta Braves. O time reúne jovens talentos que podem despontar no futuro, mas é preciso alguém experiente e bom para comandar esta evolução. Além disso, os Red Sox não têm um ace para a rotação. Burnes, então, contempla todos os motivos para o interesse do clube.