Parte do elenco eliminado na primeira fase da Copa do Mundo, o ala quer mudanças na mentalidade para as Olimpíadas
Pouco expressivo nas redes sociais, Evan Fournier, ala-armador do New York Knicks, fez uma postagem impactante no Instagram na noite desta terça-feira (5), comentando sobre a seleção francesa de basquete.
“Desde 2019, este grupo luta para levar o basquete francês ao nível mundial. Com sucesso. Este ano, falhamos em nossa missão. Esta é uma grande decepção para nós, jogadores, e uma grande decepção para vocês, fãs. Lamentamos por isso”, escreveu.
Evan Fournier foi um dos jogadores mais criticados pelos torcedores e a imprensa francesa depois da derrota para a Letônia por 88 a 86 e, consequentemente, a eliminação precoce na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete.
“Há vários dias que todos procuramos explicações e é essencial encontrar soluções e recuperar no próximo ano. É um fracasso coletivo, um fracasso em que nenhum de nós procura esquivar-se da sua parte de responsabilidade. Eu sou o primeiro”, disse.
Além de Fournier, o time contava com jogadores experientes da NBA, como o pivô Rudy Gobert e Nicolas Batum, contudo, isso não bastou. Tony Parker, lenda do San Antonio Spurs e também da seleção francesa, criticou duramente o desempenho dos compatriotas.
“Foi um fiasco. Não é normal que um time assim ‘caia’ na primeira fase. A Espanha e os EUA, por exemplo, não ‘caem’ tão cedo em torneios”, disse. “Essa campanha é uma pena porque os jogadores trabalharam duro para colocar a França na elite”, ressaltou.
Como país sede das Olimpíadas de 2024, a França já pensa no futuro da equipe e sonha em contar com dois jogadores que podem mudar os rumos da equipe: Joel Embiid e Victor Wembanyama. Parker citou que não será fácil reforçar o time, mas que é preciso.
“Se você quer Joel e Victor no time, para começar, eles precisam complementar o restante do elenco. E acho que isso significa que vamos ter que abrir mão de algumas referências do atual elenco”, pontuou a lenda dos Spurs.
Tido como uma das referências do atual núcleo francês, Evan Fournier deve estar presente nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 e, mesmo com a derrota, acredita no triunfo da seleção. “Amamos esta seleção francesa e continuaremos a lutar por ela. Continuo convencido de que este grupo ainda tem magia para oferecer”, concluiu.
Foto: Reprodução Instagram Evan Fournier