Empresa adquiriu 37,5% da participação da Bell Canada Enterprise na MLSE por US$ 3,46 bilhões
O conglomerado Rogers Communications se tornou acionista majoritário da Maple Leaf Sports and Entertainment (MLSE), empresa proprietária do Toronto Maple Leafs, da NHL, e Toronto Raptors, da NBA, após adquirir a participação de 37,5% da Bell Canada Enterprise em acordo assinado nesta quarta-feira (18).
A aquisição dos direitos foi fechada por CA$ 4,7 bilhões (ou US$ 3,46 bilhões nas atuais taxas de câmbio). A transação ainda passará por aprovações regulatórias e pela avaliação das ligas envolvidas, com previsão para ser concluída em meados de 2025. As informações são de Scott Soshnick e Kurt Badenhausen, do Sportico.
Com a compra, a Rogers, que já possuía 37,5% das ações, se tornou a acionista majoritária da empresa ao elevar sua participação para 75%. O proprietário da MLSE, Larry Tanenbaum, ainda possui 20% de participação na empresa que também é dona do Toronto FC, da MLS, e do Toronto Argonauts, da liga de futebol canadense.
‘’A MLSE é uma das organizações de esporte e entretenimento mais prestigiadas do mundo e estamos orgulhosos de expandir nossa sociedade com estes times esportivos tão cobiçados’’, afirmou o presidente da Rogers, Tony Staffieri, em nota. ‘’Como a companhia líder em comunicações e entretenimento no Canadá, transmissões esportivas e entretenimento são parte fundamental no núcleo de nossa estratégia em negócios.’’
O acordo permitirá a Bell, que é dona da emissora TSN, acesso aos direitos de transmissão de 50% dos jogos regionais dos Maple Leafs e 50% dos jogos dos Raptors que são de posse da MLSE. O canal Sportsnet, de controle da Rogers Communications, transmitirá a outra parcela de jogos das franquias.
A influência da Rogers sobre o mercado esportivo canadense é notável. A empresa possui parcerias estratégias com o Vancouver Canucks, Edmonton Oilers, Calgary Flames e a NHL, além de ser dona do Toronto Blue Jays, equipe canadense da MLB, e de seu estádio, que leva o nome da companhia.