Nos esportes, algumas coisas acontecem como esperado. Na edição 2023 da MLS, concluída a 9 de dezembro, o Los Angeles voltou a destacar-se, Lionel Messi foi a grande estrela, e Thiago Almada continuou provando ser um grande talento. Contudo, também aconteceu muito de inesperado…
Seja para torcer pelo seu time ou para jogar em casas de apostas como a Betfair, é sempre importante aceitar que nada no futebol pode ser dado como certo. Para ilustrar esta ideia, listamos as cinco maiores desilusões da MLS 2023, incluindo jogadores e treinadores:
O desempenho do brasileiro Douglas Costa na edição 2023 da MLS foi exemplificativo das exibições do seu time, o LA Galaxy. O clube com mais títulos da MLS de sempre não conseguiu sequer aceder os play-offs, e Douglas Costa marcou apenas quatro gols antes de ser dispensado no final da temporada.
Internacional pela canarinha em mais de 30 ocasiões, Douglas Costa nunca conseguiu viver à altura do seu verdadeiro potencial, apesar de ter passado por históricos como o Bayern Munique ou a Juventus.
Após dois anos no Inter Miami de David Beckham, o treinador inglês Phil Neville parecia ter finalmente uma grande oportunidade de levar o time ao próximo nível. Mas a chegada de Lionel Messi acabou por depositar demasiada responsabilidade em Neville, que foi dispensado pouco tempo depois da chegada do astro argentino. Ainda assim, o inglês continua tendo uma boa reputação nos Estados Unidos e foi recentemente recrutado pelos Portland Timbers.
Será a MLS pouco apropriada para grandes ex-jogadores de Inglaterra? Tal como o seu antigo colega de seleção Phil Neville, Wayne Rooney ainda não conseguiu impor-se como treinador nos Estados Unidos. Rooney deixou o Derby County de Inglaterra para assumir o DC United em 2022, mas esteve muito abaixo das expetativas de todos, incluindo a torcida.
Um time com história na MLS, o DC United foi um dos piores do Grupo East apesar de ter jogadores de alto nível em seu plantel, tais como Mateusz Klich e Christian Benteke. Conclusão? O grande culpado foi o treinador…
Apesar de seu mau desempenho, contudo, o ex-atacante do Manchester United já arranjou um novo emprego como treinador do Birmingham de Inglaterra.
Decidimos incluir Lorenzo Insigne e Federico Bernardeschi no mesmo parágrafo porque existem demasiados elos comuns entre os dois: ambos são italianos, ambos são vencedores do título do Campeonato da Europa, ambos jogam no Toronto, e ambos foram uma desilusão em 2023.
O Toronto foi definitivamente o grande perdedor da MLS em 2023, terminando na última posição da tabela apesar de ter um time que (em teoria) poderia ter feito muito melhor. Insigne é uma lenda do Napoli e um avançado incansável, mas faltou-lhe paixão para brilhar com a camisa do Toronto. Bernardeschi é um caso ainda mais estranho: com apenas 29 anos, o avançado italiano é uma sombra do jogador explosivo que brilhou ao serviço da Fiorentina, da Juventus, e principalmente da seleção de Itália.
Em breve terá início a edição 2024 da MLS. Quem serão os grandes vencedores? E as maiores desilusões? Faça seus palpites e prepare-se para a magia do soccer!
(Foto: Unsplash/Tariq Ismail)