NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
4 de agosto de 2024 - 18h08

Ex-GM assume ‘erro’ por saída de Pavelski dos Sharks em 2019

Doug Wilson, ex-gerente geral do San Jose Sharks, conversou com Sheng Peng, da NBC Sports, e, em texto publicado neste sábado (3), falou sobre Joe Pavelski. Recém-aposentado nesta offseason, o jogador defendeu os Sharks de 2006 a 19, quando deixou o time como agente livre. Wilson assumiu culpa e arrependimento por sua saída. “Foi um erro”, afirmou. “Devíamos ter dado um jeito de renovar.”

Pavelski era capitão dos Sharks quando seu contrato venceu. Ele havia sido promovido ao posto em 2015. Quando de sua saída, o atacante tinha 965 jogos e 761 pontos pela franquia californiana. Até então, era um jogador “original” da organização, selecionado pelo clube na 205ª escolha do Draft de 2003, no primeiro ano da gestão Wilson. “Se éramos tão competentes, como esperamos até a sétima rodada para draftá-lo?”, brincou o ex-GM.

Na entrevista, Wilson rasgou elogios ao ex-jogador, disse que ele o encantou desde os primeiros treinos e o comparou a Stan Mikita, lendário atacante do Chicago Black Hawks, de quem foi colega nos anos 70. “Ele não tinha medo. Não era um cara gigante nem nada, mas ia para a briga em qualquer lugar do rinque, com ou sem o puck.”

Enumerando as qualidades de Pavelski, Wilson destacou sua capacidade de bloquear chutes e desviar discos, de como isso era fundamental para a defesa do time. “É difícil achar um cara tão trabalhador, que se preocupa com todos os detalhes e dá mais duro que todos, mas que também esteja no mesmo nível dos astros, e ele próprio se tornou um astro.”

Sobre a fatídica offseason de 2019, que culminou na saída de Pavelski, Wilson preferiu não dar muitos detalhes em respeito ao jogador, mas desmentiu uma afirmação recente de The Athletic de que os Sharks teriam oferecido US$ 10 milhões por dois anos ao seu capitão.

Na ocasião, San Jose estava com a folha salarial apertada e deu preferência a Evander Kane e Erik Karlsson, o que acabou afetando a renovação de Pavelski. O fato de que o jogador tinha 34 anos de idade e estava vindo de lesões também pesou. Na ocasião, Wilson chamou a decisão de “dura realidade” motivada por questões financeiras.

“Olhando para trás, eu deveria ter jogado fora esses históricos de contratos baseados em idade e dito dane-se”, disse Wilson, reafirmando seu arrependimento por não ter assinado com o atacante. Pavelski deixou San Jose e assinou com Dallas por três anos, salário de US$ 7 milhões por temporada. “Eu era o GM. A responsabilidade é toda minha.”

Segundo o próprio dirigente, ele conversou com Pavelski recentemente e disse a ele tudo que foi relatado na entrevista. “Falei que tiro meu chapéu para ele e que estava impressionado com tudo o que fez na carreira, mas não surpreso”, contou. “Devíamos ter ficado com ele.”

Foto: NHL.com

instagram