NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
30 de julho de 2024 - 21h07

Eric Staal anuncia aposentadoria e despedida pelos Hurricanes

Artilheiro da única Stanley Cup de Carolina, ex-capitão assina contrato de um jogo para se aposentar pelo clube; camisa 12 será eternizada

Eric Staal anunciou, nesta terça-feira (30), a sua aposentadoria. O atacante não joga desde a temporada 2022-23. A despedida formal será em uma ocasião muito especial: ele assinou um contrato de um jogo com o Carolina Hurricanes, clube que defendeu por 12 temporadas e foi campeão da Stanley Cup em 2006. “Nunca tive dúvidas de que quando chegasse a hora de pendurar os patins, eu queria que fosse como um Carolina Hurricane”, afirmou.

Staal foi a segunda escolha geral no Draft de 2003, selecionado pelos próprios Hurricanes. Em teoria, pode dizer que foi o primeiro jogador escolhido, uma vez que, com a primeira pick, o Pittsburgh Penguins recrutou o goleiro Marc-Andre Fleury. Ele estreou pelo clube no mesmo ano. “Cheguei a Raleigh aos 18 anos de idade e nos meus 12 anos lá, me apaixonei pela organização e pela torcida de um jeito que sempre vai ser especial para mim.”

Além do jogo de despedida, o time também anunciou a aposentadoria do número 12, usado pelo atacante durante seu período lá. “Saber que vão tirar meu número de circulação é indescritível. Me sinto grato e honrado.”

Em sua segunda temporada no clube, aos 21 anos de idade, Staal foi campeão da Stanley Cup, tendo sido um dos jogadores mais importantes na conquista, ao lado do goleiro Cam Ward, eleito MVP, e do então-capitão e futuro técnico do time, Rod Brind’Amour. Staal foi o artilheiro da campanha, com 28 pontos, e Brind’Amour o goleador, com 12 gols.

Ele assumiu o posto de capitão dos Canes em 2010 e o manteve até 2016, quando deixou o time. Ao longo de mais de uma década, Staal se tornou o maior pontuador da franquia desde que ela se mudou para a Carolina do Norte, com 775 pontos. Considerando a história da organização, que de 1979 a 1997 foi o Hartford Whalers, o recorde é de Ron Francis, com 1175 pontos.

“Eric é uma figura central e única na história da franquia. Durante seu período na região, ele teve um impacto imensurável nos colegas, na organização e na comunidade”, disse o gerente geral Eric Tulsky.

Após deixar os Hurricanes, Staal passou pelo New York Rangers, Minnesota Wild, Buffalo Sabres, Montreal Canadiens e Florida Panthers, além de um breve período do Iowa Wild na American Hockey League, em contrato direto com o clube.

Campeão Mundial em 2007 e Olímpico em 2010 pela Seleção Canadense, Staal faz parte do Triple Gold Club, a tríplice coroa do hóquei.

“Guardarei para sempre as memórias e os amigos que fiz em 18 anos na melhor liga do mundo”, disse o jogador.

A família Staal e o Carolina Hurricanes

Eric Staal é o mais velho de quatro irmãos: Marc, Jordan e Jared. Todos jogaram na NHL, embora a passagem de Jared tenha bem curta.

Dos quatro, três vestiram a camisa de Carolina: o próprio Eric, Jordan e Jared — que disputou apenas dois jogos pelo clube, mas foi o suficiente para fazer história por atuar ao lado dos irmãos. Uma das duas partidas foi contra o New York Rangers, justamente o time de Marc, que não jogou por estar lesionado.

Quando deixou os Hurricanes, em 2016, Eric teve uma breve passagem pelos Rangers, jogando ao lado do irmão solitário Marc. Coincidentemente, após sua saída, o posto de capitão de Carolina foi herdado por Jordan que, a princípio, dividiu a honraria com Justin Faulk.

“Quanta gente pode dizer que formou uma linha com os irmãos na NHL? Nada é melhor que isso”, disse Eric. “São esses momentos e memórias que você guarda com carinho. Quando olha para trás, se toca de como foi algo especial.”

Fotos: NHL.com

instagram