NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
13 de junho de 2024 - 00h06

Dupla brilha, Celtics batem Mavs e abrem 3 a 0 nas finais da NBA

Com 61 pontos somados de Tatum e Brown, Boston faz 106 a 99 e fica a uma vitória do 18º título da liga; Doncic é excluído por faltas no fim

Dupla brilha, Celtics batem Mavs e abrem 3 a 0 nas Finais da NBAO Boston Celtics está perto de conquistar o seu 18º título da NBA. Mesmo jogando fora de casa, no American Airlines Center, a franquia de Massachusetts contou com grande noite da dupla Jayson Tatum e Jaylen Brown, além da exclusão de Luka Doncic na reta final por seis faltas, para vencer o Dallas Mavericks por 106 a 99 nesta quarta-feira (12), abrindo 3 a 0 nas finais da Temporada 2023-24 da liga.

Agora, as equipes voltarão a se enfrentar nesta sexta-feira (14), às 21h30 (horário de Brasília), no Texas novamente. Uma vitória dos Celtics decide o título.

Principais nomes do triunfo, Tatum e Brown somaram 61 pontos. O camisa 0 anotou 31 pontos, seis rebotes e cinco assistências. Já o camisa 7 fechou com 30 pontos, oito rebotes e oito assistências. Boston teve ainda o desfalque de Kristaps Porzingis, lesionado.

Do lado dos Mavericks, destaque para a boa exibição de Kyrie Irving, que terminou o jogo com 35 pontos. Luka Doncic conquistou bons números também, marcou 27 pontos, seis rebotes e seis assistências, mas foi excluído por faltas, restando pouco mais de quatro minutos no relógio, prejudicando o time na reta decisiva.

Vale ainda destacar as estatísticas gerais, os bons aproveitamentos dos times (46,3% a 44,2% para Boston), porém, a grande diferença em assistências para os visitantes (26 a 15), o que deixou evidente o maior trabalho coletivo dos comandados do técnico Joe Mazzulla.

O JOGO

Querendo dar resposta após duas derrotas seguidas na série e ao lado da sua torcida, o Dallas Mavericks começou com tudo no American Airlines Center, sob o comando de Luka Doncic (13 pontos). A ausência de Kristaps Porzingis fez diferença para o Boston Celtics e o garrafão era atacado com frequência.

A vantagem chegou a dois dígitos em determinado momento, mas os visitantes cresceram muito e encostaram. O primeiro quarto acabou 31 a 30 para os donos da casa, com direito à primeira bola de três na série e bom rendimento de Kyrie Irving.

No segundo quarto, o jogo ficou extremamente equilibrado. Boston assumiu a liderança pela primeira vez, logo no começo da parcial, e as equipes alternavam momentos em quadra. Irving seguia muito bem (20 pontos) e fazia sua melhor exibição nas finais. Do outro lado, Jayson Tatum (20 pontos) respondia. Mesmo com a queda de rendimento, em relação ao início da partida, Dallas foi para o vestiário na frente por 51 a 50 pela primeira vez nas finais.

Na volta do intervalo, os Celtics mostraram as suas qualidades, subiram de nível nos dois lados da quadra e abriram dois dígitos de diferença, antes mesmo da metade do terceiro quarto, sob o comando da dupla Tatum e Brown. Os Mavs sentiram o poder do adversário e não encontravam respostas. Com um período espetacular (35 a 19), a franquia de Massachusetts foi para a reta final do confronto vencendo por 85 a 70.

No último quarto, o ritmo não baixou e os visitantes abriram 21 pontos em um “piscar de olhos”. Entregue, o time da casa não parecia que conseguiria uma reação. Entretanto, após timeout solicitado por Jason Kidd, a equipe cresceu e diminuiu o prejuízo para apenas três tentos de forma espetacular, após uma corrida de 20 a 2, deixando tudo aberto no “clutch time”.

Quando tudo parecia que iria mudar, um balde de água fria caiu na cabeça do time texano. Luka Doncic foi excluído com seis faltas, pela primeira vez na carreira nos playoffs, sobrando um pouco mais de quatro minutos no relógio. A partir daí, Irving chamou a responsabilidade e tentou guiar o Dallas Mavericks. Mas o Boston Celtics aproveitou a maior qualidade e o desfalque do principal jogador do rival, para controlar nos segundos finais, vencer por 106 a 99 e abrir 3 a 0 na série.

(Foto: Divulgação Twitter / Boston Celtics)

instagram