Evan Rodrigues brilha com dois gols, Panthers vencem Oilers por 4 a 1 e lideram a final da Stanley Cup após duas partidas
Nesta segunda-feira (10), o Florida Panthers recebeu o Edmonton Oilers pela partida número dois da final da Stanley Cup e com uma vitória por 4 a 1, abriu 2 a 0 na grande decisão da NHL. Se Sergei Brobovsky brilhou com um shoutout no jogo 1, o destaque do jogo 2 ficou com Evan Rodrigues que marcou duas vezes para decidir a partida para os Panthers.
Com a Amerant Bank Arena lotada mais uma vez, os Panthers começaram a partida usando a força da torcida pressionando os Oilers e o gol defendido por Stuart Skinner. Até que aos nove minutos, Warren Foegele recebeu uma punição de cinco minutos por acertar Eetu Luostarinen e acabou expulso da partida, gerando um power play gigante para os donos da casa. Mas quase dois minutos depois, foi a vez de Oliver Ekman-Larsson derrubar Mattias Janmark com o taco e a partida ficou em 4 contra 4.
Aproveitando o maior espaço no gelo, os Oilers pularam na frente do marcador. Mattias Ekholm disparou no contra-ataque e na primeira finalização do time no jogo, bateu Bobrovsky e abriu o placar para Edmonton, 1 a 0. O gol fez bem para a franquia canadense que conseguiu equilibrar a partida, mesmo sem criar muitas chances mas deu um descanso para Skinner, conseguindo travar o ataque de Florida.
Demorou, mas o empate veio na metade do segundo período. Após um faceoff na zona neutra, os Oilers ganharam a posse do puck e entraram na zona ofensiva. Com um bom trabalho defensivo, os Panthers roubaram o disco e partiram para o contra-ataque, puxado por Anton Lundell que com um lindo passe de backhand, achou Niko Mikkola que de primeira, soltou uma bomba sem chances de defesa para Skinner, 1 a 1 no placar.
Como no gol dos Oilers, marcar deu vida extra aos Panthers que subiram de produção e pressionaram demais os visitantes na busca da virada. Foram 13 finalizações no segundo período contra apenas três dos Oilers, mas o 1 a 1 durou até o intervalo. Na volta para o gelo, as duas equipes demonstravam uma maior preocupação em não deixar o ataque adversário construir oportunidades e o começo do terceiro período foi morno.
Mas aos três minutos, o lance capital que praticamente decidiu a partida número 2. Com o disco na zona ofensiva dos Panthers, ele acabou facilmente dominado por Evan Bouchard que tinha a chance de levar os Oilers para o ataque. Mas o defensor errou o passe e entregou o puck de presente para Rodrigues, que soltou uma bomba no ângulo de Skinner, que nada pode fazer, 2 a 1 para os donos da casa e muita festa na Amerant Bank Arena.
Estar atrás no placar desnorteou os Oilers, que tentaram reequilibrar o jogo na base da força física. Aos 10, Leon Draisaitl, que terminou a partida com apenas duas finalizações a gol em 23 minutos, acertou a cabeça de Alex Barkov, que teve que deixar o gelo sem retornar mais ao jogo. Com o número 29 dos Oilers na jaula, Rodrigues desviou finalização de Lundell e quebrou a sequência positiva de penalty kill de Edmonton, que não havia sofrido gol nas últimas 34 vezes que ficou em desvantagem numérica, marcando seu segundo gol no jogo, terceiro nas finais, 3 a 1 Panthers.
O treinador dos Oilers, Kris Knoblauch foi para o tudo ou nada, tirando Skinner para ter mais um patinador no gelo com mais de cinco minutos faltando para o fim. Os Oilers tiveram boas chances, principalmente com dois minutos de power play, mas sem bater Bobrovsky. Até que faltando menos de três minutos pro fim, Aaron Ekblad marcou o seu, fechando o placar em 4 a 1, cravando dois a zero na série decisiva da NHL.
Se a lesão de Barkov foi a única preocupação dos Panthers, os Oilers terão que lidar com a desvantagem de 2 a 0 na série e a falta de Darnell Nurse, que após hit de Rodrigues no primeiro período, não voltou mais ao gelo e é dúvida para a partida número 3, nesta quinta-feira (13), no Rogers Place em Edmonton, que volta a receber um jogo de final de Stanley Cup desde 2006.
Créditos na foto: site oficial da NHL e Joel Auerbach/Getty Images)