NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
7 de junho de 2024 - 00h06

Celtics ‘atropelam’ Mavericks no primeiro tempo e saem na frente nas finais da NBA

Em um TD Garden pulsante, Boston contou com grande atuação do recuperado Kristaps Porzingis para vencer o jogo 1

Nesta quinta-feira (6), Boston Celtics e Dallas Mavericks finalmente deram início às finais da NBA. Depois de uma semana sem jogos, as equipes se enfrentaram no TD Garden, casa dos Celtics, que levaram a melhor. Confirmando o favoritismo, os donos da melhor campanha da liga na temporada resolveram o confronto ainda no primeiro tempo, e venceram pelo placar de 107 a 89.

Retornando às finais depois de dois anos, Boston conseguiu imprimir o ritmo ofensivo visto ao longo de toda a campanha de sucesso da equipe até o momento, com ampla vantagem na bola tripla (16-42 contra 7-27). A defesa sufocante dos mandantes também se sobressaiu, limitando o ataque adversário a apenas 41,7% de aproveitamento nos arremessos de quadra, e a menor marca de pontos na pós-temporada.

Depois de ser desfalque nas duas séries anteriores, Kristaps Porzingis voltou às quadras contra seu ex-time e foi o grande nome da noite. Vindo do banco, anotou 20 pontos, seis rebotes e três tocos, em apenas 21 minutos. Jaylen Brown marcou 22 pontos, seis rebotes e três roubos de bola. Já Jayson Tatum parou nos 16 pontos, mas conseguiu um double-double, com 11 rebotes e cinco assistências. Derrick White (15 pontos e cinco assistências), Jrue Holiday (12 pontos, oito rebotes e cinco assistências) e Al Horford (dez pontos e sete rebotes) também tiveram boas atuações.

Do lado dos Mavericks, Luka Doncic foi o cestinha, com 3o pontos, dez rebotes, mas apenas uma assistência, menor marca de sua carreira. P.J. Washington teve 14 pontos e oito rebotes, enquanto Jaden Hardy anotou 13 pontos. Vaiado a todo momento, Kyrie Irving não viveu uma de suas melhores noites, terminando com 12 pontos, três turnovers e seis arremessos convertidos em 19 tentativas.

O JOGO

Boston adotou, inicialmente, a mesma estratégia defensiva dos confrontos da temporada regular. Brown marcando Doncic, e Tatum marcando Gafford, para evitar a desvantagem nas jogadas de pick’n roll. Já no ataque, a equipe colecionava rebotes ofensivos e arremessos livres de marcação.

Irving tentou chamar a responsabilidade desde o início, mas não conseguia bom aproveitamento. White esquentou no perímetro, anotando duas bolas seguidas, e o jogo começou a fugir do controle dos Mavs ainda no primeiro quarto.

Porzingis incendiou o ginásio com um verdadeiro recital no período. Saiu do banco e conseguiu 15 pontos, além de contribuir no lado defensivo com tocos e contestando tentativas próximas ao aro. A partir da inspiração do letão, os celtas venciam por 37 a 20, maior vantagem da história de um quarto inicial nas finais da NBA.

Dallas conseguia encontrar arremessos livres, especialmente através das dobras em Doncic, mas, não aproveitava. Boston, por sua vez, seguia castigando os mismatches, especialmente com Porzingis. Já no fim do período, Doncic apareceu com pontuações consecutivas e diminuiu o prejuízo para 63 a 42.

Na volta do intervalo, os visitantes viveram seu melhor momento na partida. Com uma melhora significativa na defesa, os Mavericks passaram a contestar com mais eficiência os arremessos de perímetro dos donos da casa, que forçavam muitas bolas.

A reação só não foi completa por conta do baixo aproveitamento de Irving, que errava muito nas definições. Atacando o garrafão e os defensores mais lentos, os texanos foram, aos poucos, se recuperando. Um belo stepback de Doncic reduziu a oito pontos uma desvantagem que chegou aos 29.

Dallas parecia pronto para colocar fogo no jogo, mas, passou a errar muito no ataque. Os celtas não perdoaram. Pelo contrário, aproveitaram a oportunidade de retomar o controle do jogo, fortaleceram novamente as ações defensivas e, trabalhando bem a bola, voltaram a disparar no placar. No último quarto, bastou aos donos da casa administrarem a vantagem para confirmar o triunfo.

PRÓXIMOS JOGOS

As equipes agora terão dois dias completos de descanso, e voltam a se enfrentar no domingo (9), às 21h (horário de Brasília). Depois, a série vai até o Texas para o jogo 3, que acontece na quarta-feira (12).

(Foto: Reprodução X/Boston Celtics)

instagram