NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
MLB MLB
Noticias Podcast Video
MLB
28 de maio de 2024 - 22h05

MLB adiciona oficialmente estatísticas das Negro Leagues aos recordes da liga

Decisão vai incluir 3.400 jogadores para a história da liga

MLB adiciona "Negro Leagues" às estatísticas das Grandes LigasA Major League Baseball (MLB), oficialmente, incluiu as Negro Leagues na história. Em 2020, sete competições haviam sido reconhecidas como oficiais, porém desta vez, as estatísticas serão incorporadas aos recordes oficiais da MLB. A decisão vai trazer 3.400 atletas, que atuaram em sete ligas entre 1920 a 1948. O comissário da MLB, Rob Manfred, celebrou a mudança nesta terça-feira (28).

“Estamos orgulhosos de que o registro histórico oficial agora inclua os jogadores das Negro Leagues. Esta iniciativa tem como objetivo garantir que as futuras gerações de torcedores tenham acesso às estatísticas e aos marcos de todos aqueles que tornaram as Negro Ligas possíveis. Suas conquistas em campo serão uma porta de entrada para um aprendizado mais amplo sobre esse triunfo na história americana”, afirmou Manfred, por meio de um comunicado ao Yahoo Sports.

O principal diretor da MLB também comemorou a integração de grandes jogadores da época, como o começo de carreira de Jackie Robinson. Além disso, as conversas para maior atleta da história vão ganhar um novo personagem. Agora, o catcher Josh Gibson vai assumir as principais estatísticas ofensivas da liga. Como em aproveitamento no bastão (AVG), produtividade no ataque (slugging) e na soma das porcentagens em base e slugging (OPS).

Gibson possui 37,2% de AVG em toda a carreira, superando o antigo líder, Ty Cobb, com 36,6%. Nas outras duas estatísticas, o catcher, que também atuou como outfielder e primeira base, ultrapassou Babe Ruth. Em slugging, Gibson tem 71,8% contra 69,0% de Ruth. E em OPS, Ruth era o maior com 1.164, mas ficou atrás dos 1.177 de Gibson.

“Isso significa muito não apenas para a família Josh Gibson, mas também para representar os 2.300 homens nas Ligas Negras que não tiveram a oportunidade de jogar na MLB”, disse Sean Gibson, bisneto da estrela.

O atleta atuou por 16 anos nas Negro Leagues, de 1930 a 1946, e defendeu a camisa de três times: Memphis Red Sox, Pittsburgh Crawfords, Homestead Grays. Ele encerrou a carreira com 808 rebatidas, sendo 166 home runs e 733 corridas impulsionadas, em 602 partidas. Gibson foi 12 vezes All-Star e o segundo jogador da Negro League escolhido para o Hall da Fama da MLB, juntando-se a Satchel Paige.

As Negro Leagues comemoraram 100 anos em 2020. Na época, a MLB havia apenas reconhecido como uma grande liga, mas não oficializaram as estatísticas. A inclusão desta terça-feira (29) vem, finalmente, para trazer os atletas que foram impedidos de atuar na principal liga de beisebol. As ligas compostas predominantemente por jogadores negros, e em menor número, latinos, surgiu por necessidade, em razão das práticas racistas e descriminatórias da MLB. Durante o período de 50 anos, estes jogadores eram excluídos de participar em ligas integradas.

(Foto: Transcendental Graphics/Getty Images via MLB)

instagram