NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
16 de maio de 2024 - 05h05

Com triplo-duplo de Doncic, Mavericks vencem Thunder e ficam a uma vitória das finais de conferência

Mavericks foram constantes em todo o jogo, principalmente na defesa, e não deram chances para um OKC que que teve atuação apagada

O Dallas Mavericks venceu o Oklahoma City Thunder nesta quarta-feira (15) por 104 a 92 e está a uma vitória das finais da Conferência Oeste. Com uma atuação defensiva impecável, os Mavs sempre estiveram no comando do placar e em praticamente nenhum momento correram o risco de deixar o triunfo escapar.

Destaque para um Luka Doncic que, finalmente, foi o jogador que todos esperavam. O esloveno está se sacrificando pela equipe, jogando com lesões e, por isso, vinha tendo dificuldades na série. Ele deixou seus problemas de lado, falou menos com os árbitros e focou em jogar basquete. O resultado foi um triplo-duplo, o sexto dele na carreira em playoff, e uma atuação de líder.

Tirando o equilíbrio do primeiro quarto, o jogo foi totalmente dominado pelos Mavericks. Shai Gilgeous-Alexander foi bem, mas foi o único pelo Thunder. Com um aproveitamento de apenas 42,5% dos arremessos de quadra, vencer um jogo de playoff contra um time tão cascudo como Dallas é complicado.

O Dallas Mavericks venceu um dos jogos mais importantes dentro da série, mesmo estando fora de casa. Isso porque, com o confronto empatado em 2 a 2, a equipe que vence o jogo 5 avançou em 84,1% dos casos na história da liga. Agora, resta confirmar a premissa e carimbar a vaga para a próxima fase.

Como principal destaque dos Mavs e do jogo, Doncic foi o cara do jogo. 31 pontos, dez rebotes e 11 assistências para o esloveno. Atuação irretocável. Derrick Jones Jr. teve seu melhor jogo de playoffs da carreira e marcou 19 pontos, e P.J. Washington, com dez pontos e dez rebotes, foram outros destaques da equipe texana.

Já pelo Thunder, Gilgeous-Alexander foi destaque solo no jogo com 30 pontos, seis rebotes e oito assistências. Chet Holmgren, com 13 pontos, e Josh Giddey, com mais 11 pontos, foram outros nomes importantes no jogo para a equipe.

Agora, as duas equipes voltam a se enfrentar no sábado (18) em Dallas. Jogo que pode acabar com a série ou forçar um jogo 7, que aconteceria na segunda-feira (20), de volta em Oklahoma City.

O JOGO

A bola laranja subiu e o que se viu desde o começo do jogo foi que sair com a vitória iria custar muito. Muita entrega de ambos os lados, especialmente na parte defensiva, dificultando os trabalhos dos dois ataques. Mesmo jogando em casa, o jovem time do Thunder parece ter sentido um pouco o tamanho do jogo 5 e os jogadores pareciam mais “tímidos” dentro de quadra.

No primeiro quarto essa timidez não fez muita diferença, já que o placar esteve sempre próximo. Porém, logo no começo do segundo quarto, Dallas encaixou uma boa sequência e anotou uma parcial de 12 a 0, abrindo 13 pontos de vantagem e colocando OKC contra as cordas.

Mark Daigneault pediu um tempo e ajudou sua equipe a se reconectar e voltar para o jogo. Porém, os Mavericks têm um time que sabe jogar muito bem quando conquista esses tipos de vantagem. A diferença no placar não aumentava, mas também não diminuía, e assim foi o restante do período. Placar ao final do primeiro tempo era de 54 a 44 para Dallas.

Na volta do intervalo, com a vantagem no placar, Dallas fez o que sabe de melhor. Foi duro e intenso, nenhuma bola estava perdida. OKC veio disposto a tentar de tudo, mas o jovem time parecia sentir a pressão. A eficiência já não era a mesma, muitas hesitações, não parecia o mesmo time que que deu show na temporada regular e atropelou os Pelicans no primeiro round dos playoffs.

A bola não entrava de jeito nenhum para o Thunder. Enquanto isso, Luka Doncic tinha a bola nas mãos e liderava o ataque dos Mavs, escapando das dobras e sempre tomando a melhor decisão. O jogo foi para o último quarto com nada decidido, a vantagem era de apenas 12 pontos, mas em um jogo de pós-temporada, remontar 12 pontos pode parecer muita coisa.

No fim das contas, foi o que realmente aconteceu. Dallas encaixou mais uma boa parcial, dessa vez de 8 a 0, abrindo 18 pontos de vantagem e praticamente matou o confronto. Coube ao Thunder uma última tentativa desesperada de remontar no jogo, mas com uma eficiência tão baixa, ficou difícil. Placar final de 104 a 92 para o Dallas Mavericks.

Foto: Reprodução X/Dallas Mavericks

instagram