NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
MLB MLB
Noticias Podcast Video
MLB
29 de abril de 2024 - 17h04

MLB recua e voltará com modelos antigos de uniformes em 2025

Novas fardas geraram críticas de jogadores e torcedores

Nesta segunda-feira (29), Jeff Passan, da ESPN americana, informou que a MLB decidiu que na próxima temporada retornará ao padrão antigo de uniformes para a liga após diversas reclamações – tanto de atletas, quanto de fãs do esporte – insatisfeitas com o material.

Para 2024, mudanças significativas foram feitas nos uniformes. As maiores críticas ficaram por conta das fontes, drasticamente diminuídas; tons de cinza que não combinam entre camisa e calças; calças “transparentes” e camisas sem muito respiro, juntando o suor dos jogadores.

No último All-Star Game, o atual design foi apresentado, gerando diversas críticas. As fontes diminuídas foram apontadas por fazerem as camisas “parecerem amadoras”.

Tamanha insatisfação fez com que MLB, Nike e Fanatics voltassem com os modelos de uniformes utilizados até o ano passado. A mudança ocorrerá em 2025.

As reclamações foram destinadas à MLBPA, que se manifestou em nota. De acordo com os atletas, o problema acontece pelo novo design de uniformes da Nike, o Vapor Premium. Feito para garantir uma performance melhor e mais conforto em campo, o modelo gerou amplo desagrado.

Na declaração, a MLBPA também eximiu a Fanatics, produtora e distribuidora dos materiais, de qualquer culpa, o que vai de encontro com a opinião dos torcedores, que apontavam a empresa como a “grande vilã” da história.

“Isso é um problema somente da Nike”, comentou a organização. “Em sua essência, o que aconteceu é que a Nike estava inovando em algo que não precisava de inovação”.

“(A companhia) reconhece a importância vital de entender o feedback dos jogadores, obter a aceitação deles e não temer conversas difíceis sobre as camisas ou cartões. Esperamos que, futuramente, a Nike tenha uma abordagem parecida”, defendeu o sindicato.

“Já havíamos alertado a Nike contra várias mudanças quando eles as apresentaram em 2022, principalmente as calças. A MLB estava, e está, ciente de nossas preocupações também. Infelizmente, até recentemente a posição da Nike resumia-se somente a ‘não há nada demais aqui. Os atletas precisam se ajustar’”.

Vale lembrar que, além dos uniformes de torcedor e campo, a Fanatics também é responsável pela produção e distribuição dos cards de beisebol desde 2021. Eles também compraram a Topps (que criavam os cartões colecionáveis desde 1951) no ano seguinte, obtendo a licença para produzir tais produtos para MLB, NFL e NBA.

Após encerrar sua parceria com a Majestic, a Major League Baseball assinou um contrato com a Nike de dez anos e US$ 1 bilhão, valendo a partir de 2020.

Quando contatadas pela ESPN americana, MLB, Nike e Fanatics recusaram-se a comentar o caso. A MLBPA também não prestou novo depoimento.

Foto: Divulgação/MLB.com

instagram