NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NFL NFL
Noticias Podcast Video
NFL
11 de abril de 2024 - 12h04

Vítima de câncer, O.J. Simpson morre aos 76 anos

Ex-astro da NFL e do cinema, O.J. é conhecido também por importante julgamento da história americana

Documentário sobre O.J. Simpson vence Oscar 2017A ex-estrela da NFL O.J. Simpson morreu nesta quarta-feira (10) após luta contra um câncer. O ex-running back estava junto de sua família antes de sua morte, segundo comunicado oficial divulgado nesta quinta-feira (11)

Conhecido pela sua performance em campo e também como ator, Orenthal James Simpson ganhou notoriedade mundial ao ser acusado e depois absolvido dos assassinatos de sua ex-mulher e um amigo dela em 1994, num julgamento que até hoje é um dos mais famosos da história dos Estados Unidos.

“No dia 10 de abril, nosso pai, Orenthal James Simpson, não resistiu a uma batalha contra o câncer. Ele estava cercado por seus filhos e netos. Neste momento de transição, sua família pede por favor que respeitem nosso desejo de privacidade e bondade”, diz a nota publicada pela família de Simpson, no X (antigo Twitter).

Nascido em 9 de julho de 1947, em San Francisco, Califórnia, O.J. brilhou anos depois nos campos de futebol americano, começando pelo college football, onde foi um dos maiores running backs do programa de USC, tendo vencido o Heisman Trophy em 1968.

Em 1969, ele foi selecionado na primeira escolha geral do Draft da NFL pelo Buffalo Bills. Lá jogou de 1969 a 1977, sendo eleito MVP uma vez, cinco vezes All-Pro e cinco vezes Pro-Bowler. Entre 1978 e 1979, jogou também no San Francisco 49ers, sem tanto sucesso. Entre outras coisas, foi eleito membro do Hall da Fama do futebol americano profissional e do futebol americano universitário.

Conhecido também pelo apelido de “Juice”, O.J. Simpson era uma grande celebridade americana na época e mudou a forma como atletas negros eram vistos pela publicidade e a mídia. Além disso, iniciou sua carreira de ator ainda na época de jogador, com participações em séries e filmes, algo que ele deu continuidade após pendurar as chuteiras. Um de seus grandes sucessos foi a trilogia “Corra que a Polícia vem aí”.

O julgamento de O.J. Simpson

Em 1994, O.J. Simpson foi acusado pela morte da ex-esposa, Nicole Brown Simpson, e de Ron Goldman, um amigo dela. A cena de perseguição da polícia tentando capturar o ex-jogador por mais de 100 km, no dia 17 de junho daquele ano, é uma das mais surreais da história dos Estados Unidos, sendo transmitida em rede nacional.

Após ser preso, “Juice” passou por um longo julgamento, mas foi absolvido em 1995, por júri popular. Todo o processo dividiu o país, já que a defesa de Simpson usou argumentos raciais para justificar que policiais teriam manipulado a cena do crime para acusá-lo. Em 1997, ele foi condenado em um processo civil e pagou US$ 25 milhões às famílias das vítimas.

O julgamento de O.J. foi retratado na premiada série “The People vs. O.J. Simpson: American Crime Story”, de 2016, e também no documentário “O.J.: Made in America”, do mesmo ano.

Em 2007, Simpson foi preso novamente, acusado de assalto e sequestro em um hotel em Las Vegas. Ele justificou que os itens teriam sido roubados dele anteriormente, mas acabou sendo condenado em 2008 e cumpriu nove anos de prisão no estado de Nevada. Ele foi solto em 2017 e ainda cumpriu pena em liberdade condicional até 2021.

(Foto: Wikimedia Commons)

instagram