Astro contou que a mudança de posição de Bosh para pivô foi o ponto chave para subir o patamar da equipe
LeBron James explicou como a troca de posição de Chris Bosh de ala-pivô para pivô foi essencial para o time do Miami Heat durante a era do “Big Three”, juntos com Dwyane Wade. O trio atuou por quatro temporadas, de 2010 até 2014, e se tornou uma das equipes mais icônicas do século na NBA, com o estilo de jogo marcado por um ritmo intenso, efetividade nas bolas de três e ataques explosivos ao garrafão adversário.
LeBron contou, em seu podcast “Mind The Game”, com J.J. Reddick, no episódio desta quarta-feira (3), que esta forma de jogar só foi possível por conta do espaçamento de quadra gerado pela mudança de posição de Bosh.
“Mudou tudo. Mudou completamente a equipe. Nós adicionamos Ray Allen, Shane Battier e Mike Miller. Com isso, o CB (Chris Bosh) podia passar, pegar rebotes e correr a quadra”, disse LeBron.
A troca promovida pelo treinador Erik Spoelstra foi pioneira para uma mudança de estilo nos pivôs da NBA. Na época, as principais características dos jogadores dessa posição eram os rebotes e a força dentro do garrafão. Como Bosh atuou de ala-pivô durante sete temporadas no Toronto Raptors, ele tinha mais velocidade, qualidade nos arremessos. LeBron contou que essa adaptação se tornou um exemplo para os times atuais.
“Não tinham muitos pivôs que pegavam o rebote e puxavam o contra-ataque. Hoje, Bam Adebayo faz isso o tempo todo. Nikola Jokic faz. Tipo, ele (Bosh) estava puxando o contra-ataque. Se ele não tinha para quem tocar cedo na transição, ia direto para um ‘hand off’. Movimentava e movimentava”.
Durante a era do “Big Three”, o Miami Heat venceu dois títulos da NBA (2011-12, 2012-13), quatro títulos da Conferência Leste e quatro títulos da divisão.
(Foto: Reprodução Facebook / Miami Heat)