NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NCAA
4 de abril de 2024 - 17h04

5 jogadoras para assistir no Final Four feminino

Em um Final Four estrelado, Caitlin Clark e Kamilla Cardoso são os destaques para não perder nada das semifinais do Torneio da NCAA feminino

Caitlin Clark - IowaNesta sexta-feira (5), o Final Four do March Madness feminino 2024 ocorre com duas partidas para não se desgrudar os olhos Rocket Mortgage FieldHouse, em Cleveland. O invicto South Carolina Gamecocks (#1), da pivô brasileira Kamilla Cardoso enfrenta NC State Wolfpack (#3), seguido pelo duelo entre Iowa Hawkeyes (#1), do fenômeno Caitlin Clark, e UConn Huskies (#3), da craque Paige Bueckers.

Os jogos em si são a atração, maior que o masculino neste ano, muito por causa das jogadoras envolvidas. Kamilla, Clark e Bueckers ganharam bastante fama e mídia pelo que fazer dentro da quadra e não decepcionarão quem parar para as assistir.

Venha com o The Playoffs e confira quem são as cinco estrelas do basquete universitário feminino que você tem compromisso marcado para assistir nesta sexta-feira.

(Foto: Reprodução Twitter / Iowa Women’s Basketball)

1 – Caitlin Clark (PG – Iowa)

Cestinha e maior passadora da temporada, Clark tornou-se um fenômeno pelo que faz em quadra e a alçou à fama. A armadora de 22 anos é uma exímia arremessadora e pontuadora, mas seu jogo como facilitadora não deixa absolutamente nada a desejar. Clark bateu diversos recordes ao longo da temporada, sendo o principal o de maior pontuadora da história da Division I da NCAA, entre homens e mulheres.

No Elite 8, uma reedição da última final, contra LSU, Clark anotou 41 pontos, com direito a 9/20 bolas de três, e distribuiu 12 assistências para garantir a vitória e o retorno ao Final Four. Na temporada, ela tem médias incríveis de 32 pontos, 9 assistências, 7,3 rebotes, 1,8 roubo e 38% de aproveitamentos nos arremessos de três, em 34,6 minutos, ao longo de 37 partidas.

Com tudo isso na conta, ela se inscreveu ao Draft 2024 da WNBA e deverá, com o pé nas costas, ser a primeira escolha geral no evento que acontece já no dia 15 de abril.

2 – Kamilla Cardoso (C – South Carolina)

Clark é o grande fenômeno, mas Kamilla não está muito atrás em popularidade no basquete feminino universitário não. A pivô brasileira de 22 anos e 2,01 m de altura é uma força da natureza dentro do garrafão e uma exímia defensora dentro do garrafão, protegendo o aro como poucas da classe. Kamilla consegue finalizar próximo ao aro, mas ainda carece de melhorar seu arremesso e os lances livres.

Na temporada, sua primeira como titular com South Carolina, a pivô tem médias de 14,1 pontos, 9,4 rebotes e 2,5 tocos ao longo de apenas 25,3 minutos por jogo, em 31 partidas.

Inscrita no Draft 2024 da WNBA, a excelente defensora é cotada para ser uma escolha top 5 com certeza, podendo chegar até uma terceira posição, eventualmente.

3 – Paige Bueckers (PG – UConn)

Se Clark é o que é com a fama como armadora norte-americana, Bueckers já esteve à frente, inclusive dividindo os holofotes com Clark nas seleções americanas de base. Bueckers chegou como um grande fenômeno no Ensino Médio antes de ingressar em UConn para a temporada 2020/2021 e correspondeu com todas as expectativas, vencendo todos os prêmios de melhor jogadora universitária em 2021. Em 2022/2023 ela teve um grande baque a não jogar a temporada por uma lesão no joelho, mas voltou nesta temporada e lembrou a todos quem é.

Bueckers é uma grande pontuadora e consegue tirar os seus pontos de absolutamente todos os lugares da quadra, seja infiltrando ou arremessando, da meia distância, onde gosta mais, ou dos três. Defensivamente, ela não possui muitos buracos, sendo definitivamente uma jogadora completa dos dois lados da quadra. Na temporada, ela tem médias de 22 pontos, 5,2 rebotes, 3,9 assistências, 2,3 roubos, 1,4 toco e 41,8% de aproveitamento nos arremessos de três.

Apesar de cotada para ser uma escolha top 3 para o Draft 2024 da WNBA, Bueckers resolveu voltar a UConn e jogar mais uma temporada no basquete universitário.

4 – Aaliyah Edwards (F – UConn)

Uma ala forte de 1,91 m, versátil, eficiente e atlética. Tudo isso dá pra achar em Edwards, a ala canadense segunda cestinha de UConn na temporada, atrás de Bueckers, que possivelmente consegue ter um papel de protagonismo em muitos times, dadas suas qualidades. Ágil, a ala é boa defensora dentro do garrafão sem ser punida no perímetro e consegue finalizar muito bem próximo ao aro.

Na temporada, Edwards tem médias de 17,6 pontos, 9,3 rebotes, 1,6 roubo e ótimos 59,5% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Inclusive, em sua carreira de quatro temporadas por UConn, a ala tem quase 60% de aproveitamento nos arremessos de quadra, sendo muito eficiente arremessando a bola.

Devido à ótima e constante produção, Edwards é cotada para sair dentro do top 10 do Draft 2024 da WNBA, potencialmente dentro do top 6 da seleção.

5 – Nika Muhl (PG – UConn)

Grande facilitadora dentro de UConn, a armadora croata possui energia lá no alto, além de visão e leitura da quadra acima da média. Sem Bueckers na última temporada, ela assumiu uma posição de pontuadora, mas com Bueckers de volta e a ascensão de Edwards, coube a Muhl o papel de organizadora, além da boa defensora que já é. Aos 22 anos, ela tem um pacote completo para chegar à WNBA.

Em 2023/2024, Muhl tem médias de 6,8 pontos, 6,5 assistências (liderou a Big East), 1,2 roubo e 39,7% de aproveitamento nas bolas de três. A armadora de 1,78 m de altura assumiu um papel de organizadora e facilitadora em UConn para alimentar as pontuadoras Bueckers e Edwards, mas se sobrar uma chance, ela vai pontuar.

Com diversas valências, Muhl deve figurar ao menos na segunda rodada do Draft 2024 da WNBA.

instagram