NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Guia 24-25 Podcast Video
highlight highlight
NBA
26 de março de 2024 - 10:50

Hawks tiram desvantagem de 30 pontos e vencem Celtics

De maneira improvável, desfalcados Hawks correm atrás do placar e viram jogo quase perdido contra os Celtics, melhor campanha da NBA

Vit Krejci, Dejounte Murray - Boston Celtics @ Atlanta HawksCom a melhor campanha da NBA e vindo de nove vitórias seguidas, o Boston Celtics (57-15) entrou na partida desta segunda-feira (25) contra o Atlanta Hawks (32-39), mesmo na State Farm Arena, como amplos favoritos. Tanto que chegaram a abrir 30 pontos de vantagem no primeiro tempo. O que eles não contavam era com a maior virada da história da franquia Hawks. Sim, Atlanta se recuperou e venceu a partida por 120 a 118.

Sem Trae Young, Jalen Johnson, Onyeka Okongwu e Saddiq Bey, a equipe contou com grande jogo coletivo e ótimas partidas de jogadores que mal aparecem. O ala De’Andre Hunter foi o cestinha com 24 pontos e 4/8 bolas de três, incluindo a decisiva que selou a vitórias dos Hawks. Bogdan Bogdanovic teve 22 pontos e Dejounte Murray registrou 19 pontos e 15 assistências. Grandes partidas também de Vit Krejci, com 16 pontos, e Bruno Fernando, com 13 pontos e 6/7 nos arremessos de quadra.

Pelos Celtics, que não contaram com Jrue Holiday e Derrick White, os pilares da defesa de perímetro, Jayson Tatum foi o cestinha de toda a partida com 37 pontos. Jaylen Brown registrou 24 pontos e Kristaps Porzingis anotou 17. Do banco, Payton Pritchard foi o último a registrar dígitos duplos em pontuação, com 15 pontos.

Mesmo com a derrota, os Celtics oficializaram a primeira posição do Leste na temporada, já que não podem mais ser ultrapassados pelo Milwaukee Bucks. Os Hawks estão em décimo na mesma conferência, mas parecem estar assegurados no play-in, já que o Brooklyn Nets, em 11º, não revela nenhum tipo de reação. A equipe tenta chegar no Chicago Bulls em nono, para ter melhor situação na pós-temporada.

Os Hawks enfrentam o Portland Trail Blazers na quarta-feira (27), em casa, e depois pegam os Celtics novamente na State Farm Arena, na quinta-feira (28). Os celtas não têm jogo nenhum até a revanche contra os Hawks, na quinta.

O jogo

Com bastante torcida em Atlanta, os Celtics começaram o jogo com tudo, abrindo dez pontos de vantagem (15 a 5) com menos de quatro minutos jogados. O time foi perfeito no primeiro período, acertando 16/24 arremessos de quadra, e venceu a parcial inicial de modo dominante por 44 a 22.

Boston não diminui o ritmo e carregou a dominância para o segundo quarto. Com 4:23 por jogar, Al Horford acertou uma bolas de três próximo da zona morta e abriu a maior vantagem da noite, de 30 pontos (68 a 38). Este pareceu o ponto de inflexão da partida. A partir daí, os Hawks emplacaram um sequência de 16 a 6 (sendo 9 a 0 nos últimos 2:19) para fechar o primeiro tempo e dar esperanças a seu torcedor com o placar em 74 a 56 em favor dos visitantes.

Contra a parede, os donos da casa não perderam tempo no terceiro quarto e o abriram com uma série de 19 a 4, selada com uma bola de três de Murray, deixando a partida em uma posse (78 a 75 para os Celtics). Os celtas voltaram a pontuar com mais consistência, mas agora os Hawks tinham respostas e não deixaram a diferença voltar ao patamar de antes. Entre idas e vindas, Boston foi para o último quarto na frente, com 96 a 90 no marcador.

Depois de muito tentarem, os Hawks passaram à frente no placar pela primeira vez com 9:42 no relógio, após uma bola de três de Wesley Matthews deixar o jogo em 97 a 96. Daí em diante, o jogo equilibrou-se de vez e as equipes trocaram de liderança em diversos momentos. Com um minuto cravado por jogar, Murray anotou dois pontos e colocou os Hawks na frente (117 a 116). Do outro lado, Brown perdeu um um arremesso de três difícil e devolveu a posse para os Hawks.

Aqui, a magia aconteceu. Clint Capela pegou um rebote ofensivo essencial com 13s no relógio e deu para Hunter, de frente para cesta da linha dos três. À frente no placar, o mais sensato seria trabalhar a bola até sofrer uma falta, mas não… o ala nem hesitou. Pegou a bola e mandou de lá mesmo, colocando o placar em 120 a 116 a 10s para o fim (vídeo abaixo). Tatum ainda anotou os último dois pontos do jogo, mas não havia tempo para mais nada.

(Foto: Reprodução Twitter / Atlanta Hawks)

instagram