Com um título nos últimos 38 anos, Celtics ainda se mantêm como maior campeão da NBA, ao lado dos Lakers
Falando em seu próprio programa, “Gil’s Arena”, o ex-armador da NBA Gilbert Arenas disparou contra o Boston Celtics no episódio desta quarta-feira (20). Em resposta a uma fala recente de Paul Pierce, em que o ex-astro de Boston comentou que acha que a franquia vencerá seu 18º título da NBA de sua história, Arenas chamou os celtas de “irrelevantes” nos últimos 30 anos.
“95% dos títulos foram vencidos antes mesmo de Paul Pierce ter nascido. Nem sei se alguém daqui estava vivo para lembrar quando eles venceram aqueles títulos de lá de trás. Nos últimos 30 anos, Boston tem sido irrelevante na história do basquete. Sua história foi construída no começo dos tempos, porque eles tinham grandes jogadores e eram dominantes. Nos últimos 30 anos de basquete, onde Boston esteve? Teve um título nos últimos 30 anos. Andam com essa m… no peito… ninguém lembra deles”, disparou o ex-jogador.
Apesar da aspereza da fala de Arenas, ele não mentiu. Os Celtics são os maiores vencedores da NBA, com 17 títulos, ao lado dos Lakers, mas, diferente dos rivais angelinos, que venceram ao longo de diversas décadas, os celtas concentram seus títulos no início da liga. Foram 11 títulos entre 1957 e 1969, cinco entre 1974 e 1986 e somente um desde então, em 2008, com Pierce na equipe. Logo, nos últimos 38 anos, somente um título dos celtas.
A era Jayson Tatum nos Celtics começou muito promissora e Boston se manteve como favorito a ir longe nos playoffs e quase todas as temporadas desde 2017. Foram quatro finais de conferência e uma final de NBA, mas nenhum título para a franquia. Em 2023/2024, Boston terá a melhor campanha da temporada regular e novamente chegará à pós-temporada como candidato ao título.
Gilbert Arenas says the Celtics have been irrelevant for the last 30 years and most of their championships came in an eight-team league
"Nobody remembers you"
(Via @GilsArenaShow / h/t @WheelerJaylen )
— NBACentral (@TheDunkCentral) March 21, 2024
(Foto: Maddie Meyer/Getty Images)