Após começo avassalador de Columbus, Detroit busca empate nos segundos finais, vence por 4 a 3 na prorrogação e segue na briga pelo Wild Card
O Detroit Red Wings recebeu o Columbus Blue Jackets nesta terça-feira (19) e arrancou uma vitória suada na prorrogação, após placar de 3 a 3 no tempo regulamentar. Para chegar ao resultado, o time da casa teve de superar uma atuação desastrosa no primeiro período, quando saiu perdendo por 2 a 0. O empate só veio nos últimos segundos da etapa final, com Lucas Raymond. A virada, no entanto, não tardou, e Patrick Kane marcou o gol decisivo no primeiro minuto de overtime.
A partida começou com domínio absoluto de Columbus. O time visitante forçou turnovers e, em diversas ocasiões, pegou a defesa de Detroit completamente desguarnecida. Foi assim que Zach Werenski colocou os visitantes em vantagem. Melhor jogador dos Blue Jackets no confronto, o defensor marcou o primeiro gol após desarmar Christian Fischer e deu o lançamento para Alexandre Texier fazer 2 a 0.
O estrago não foi maior graças a James Reimer. Apesar de ter ficado praticamente parado nos dois gols de Columbus, em duas situações de mano-a-mano, o goleiro de Detroit fez boas defesas e impediu que o placar fosse ainda maior para os visitantes.
“Não foi o primeiro período que queríamos, mas mantivemos a calma no vestiário”, disse Kane. “Estávamos hesitantes, jogamos com cuidados demais e isso não funciona na NHL”, explicou Raymond.
A reação dos Red Wings começou no segundo período, com boas jogadas coletivas e um pouco de sorte. Em power play, os anfitriões em fim saíram do zero, com Raymond e, minutos depois, chegaram ao empate com tiro de Moritz Seider, rebote do goleiro Daniil Tarasov e infelicidade do defensor Erik Gudbranson, que literalmente chutou para dentro da própria meta. Como o hóquei não admite gol contra, o ponto foi creditado a Seider.
A melhora de Detroit, tanto ofensiva quanto defensivamente, não significou que Columbus estivesse morto no rinque. Apesar da produção adversária ter caído consideravelmente, o jogo seguia equilibrado e, no começo do terceiro período, os Blue Jackets voltaram à liderança com Kirill Marchenko, em mais um power play.
Apoteótico, o empate dos Red Wings veio nos segundos finais da partida, com rede vazia. Após muita pressão na crease, Tarasov, que fez um bom período, cedeu rebote diante de Raymond, que não falhou em marcar para Detroit e forçar a prorrogação.
Ironicamente, a jogada que definiu a vitória dos Wings surgiu de uma falha que o próprio time cometeu mais cedo, um turnover cometido por Werenski. Pacientemente, Detroit segurou o puck e trocou as linhas antes de Seider e Alex DeBrincat armarem a jogada para Kane marcar o gol vencedor.
Com o resultado, os Red Wings chegaram a 76 pontos e vão garantindo o segundo Wild Card do Leste. Os Blue Jackets pularam para 58 pontos e seguem na lanterna da conferência.
Detroit recebe o New York Islanders nesta quinta-feira (21). Na sexta-feira (22), Columbus visita o Colorado Avalanche.
Outros resultados da rodada
Ottawa Senators 2 @ 6 Boston Bruins
Pittsburgh Penguins 2 @ 5 New Jersey Devils
Winnipeg Jets 4 @ 2 New York Rangers
Toronto Maple Leafs 3 @ 4 Philadelphia Flyers
Carolina Hurricanes 4 @ 1 New York Islanders
San Jose Sharks 2 @ 8 Nashville Predators
Colorado Avalanche 4 @ 3 St. Louis Blues
Montreal Canadiens 2 @ 3 Edmonton Oilers OT
Minnesota Wild 4 @ 0 Anaheim Ducks
Chicago Blackhawks 2 @ 6 Los Angeles Kings
Buffalo Sabres 2 @ 3 Vancouver Canucks
Tampa Bay Lightning 5 @ 3 Vegas Golden Knights
Foto: NHL.com