Atacante assinará contrato de um dia com os Flyers no dia 13 de abril, para encerrar pela franquia que mais atuou na liga
O veterano atacante Wayne Simmonds assinará no dia 13 de abril um contrato de um dia com o Philadelphia Flyers, para, então, se aposentar com a camisa da cidade do “amor fraternal”, conforme anúncio oficial nesta segunda-feira (18). O jogador de 35 anos, nos oito anos que defendeu os Flyers, atuou em 584 jogos, marcando 378 pontos, 203 gols e 175 assistências.
“É difícil descrever minhas emoções num dia como este, mas um dos meus primeiros pensamentos quando olho para trás é a minha vida na Filadélfia e jogando pelos Flyers,” declarou Simmonds, em nota oficial. “Ir para o gelo com a camisa dos Flyers é um sentimento especial e um dos quais eu tenho, realmente, orgulho. A história dessa franquia e o padrão que foi estabelecido de ser um Flyer é único e algo que eu tenho na grande consideração.”
“Talvez, a maior razão para isso seja a forma como os torcedores abraçam esta equipe. Foi emocionante jogar por vocês todos esses anos, e vocês significam muito para mim”, acrescentou Simmonds, sobre a torcida da equipe.
No seu auge, Simmonds foi um expoente importante para o power play dos Flyers. Da temporada 2011-12 até 2017-18, apenas Alex Ovechkin marcou mais gols nesse tipo de lance do que ele: 131 contra 86 gols.
O power forward – atacante com características por ser alto e forte, com capacidade para o jogo físico e juntamente com aptidão de marcar gols – chegou à marca de mais de 30 gols em duas ocasiões, bem como atingiu também em duas temporadas mais de 60 pontos. Estas campanhas ocorreram entre as temporadas de 2013-14 e 2016-17, quando ele conseguiu manter por quatro anos o seu auge produtivo, sendo recompensado em 16-17, convocado para o All-Star Game da NHL e ainda vencendo o prêmio de MVP do evento.
Simmonds foi selecionado pelo Los Angeles Kings, na 61ª escolha geral do Draft de 2007. Depois de três temporadas em LA, ele mudou-se para Filadélfia numa troca envolvendo Mike Richards. Oito temporadas depois, em 2019, ele foi trocado para o Nashville Predators, no limite da data de trocas, atuando apenas 17 partidas pelos Preds. Naquela inter-temporada ele assinou com o New Jersey Devils e, posteriormente, foi trocado para o Buffalo Sabres também no trade deadline. Na temporada seguinte, em 2020-21, ele assinou com o Toronto Maple Leafs, seu último clube e de sua terra natal.
Na sua carreira de 15 anos de NHL, ele chegou às marcas de 1.037 partidas, 526 pontos (263 gols e 263 assistências), além de 1.313 minutos em penalidade. Em 2019, ele venceu o Troféu Mark Messier de Liderança, agraciado pelo jogador da liga que mais demonstra o espírito de liderança dentro e fora do gelo, e que seja um membro contribuinte da sociedade.
A nível internacional, ele representou o Canadá em 2008 na IIHF Copa do Mundo Júnior, quando venceu a medalha de ouro e, posteriormente, em 2013 e 2017 quando disputou a Copa do Mundo principal da IIHF, ficando com a prata na segunda edição.
The Wayne Train is making one final stop. 🚂#LetsGoFlyers | @Simmonds17 pic.twitter.com/GNLXDR4Ive
— Philadelphia Flyers (@NHLFlyers) March 18, 2024
(Foto: Reprodução Facebook/Philadelphia Flyers)