NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
26 de fevereiro de 2024 - 18h02

Nichushkin, do Avalanche, retorna aos treinos após tempo no Programa de Assistência da NHL/NHLPA

Atacante jogou pela última vez por Colorado em 10 de janeiro

Nichushkin está próximo do retorno ao Colorado Avalanche.

Valeri Nichushkin foi liberado nesta segunda-feira (26) para retornar aos treinos com o Colorado Avalanche depois de mais de um mês longe do time.

Nichushkin jogou pela última vez pelos Avs em 10 de janeiro, na Ball Arena, contra o Vegas. Ele não jogou em 13 de janeiro em Toronto, e o anúncio oficial de que havia entrado no Programa de Assistência ao Jogador da NHL/NHLPA veio dois dias depois, quando o time estava em Montreal.

Ele estava no gelo na segunda-feira (26) para o treino do Avs, no Family Sports Center.

“Obviamente, ele passou pelo que precisava e todos nós o apoiamos”, disse o defensor do Avs, Cale Makar. “Para ele estar de volta, é incrível vê-lo por aí. Espero que ele possa voltar à forma e descobrir isso. Ele tem que aproveitar o tempo que precisa. Todos nós o respeitamos e ele é uma grande parte para nós.”

Antes de entrar no programa, Nichushkin era um dos principais artilheiros da NHL. Depois de um início de temporada lento, que o head coach, Jared Bednar, observou coincidir com o atraso no nascimento de seu primeiro filho, Nichushkin marcou 21 gols e 35 pontos em 29 jogos antes de se afastar do time.

Os Avs estão 65-19-9 com Nichushkin na escalação nas últimas duas temporadas regulares e 21-24-3 sem ele. Eles tiveram um desempenho de 122 pontos em 82 jogos com ele no gelo e 76 pontos quando ausente.

Ele foi um jogador fundamental para a equipe nas três fases. O Colorado foi o oitavo no power play, o oitavo em penalty kill e o nono em gols esperados em 5 x 5 após o último jogo de Nichushkin, em 10 de janeiro. Os Avs estão em 19º no power play, empatados em 25º no penalty kill e 20º em gols de 5 x 5 desde 11 de janeiro.

“Este ano, antes de ir para o programa, ele estava jogando provavelmente o melhor hockey que já jogou na NHL”, disse Mikko Rantanen. “Ele também está no auge. Ele é um grande valor para nós, com certeza.”

Esta foi a segunda vez em nove meses que Nichushkin não esteve disponível para jogar por motivos pessoais. Nichushkin deixou o Avalanche durante a série de playoffs da primeira rodada em abril, antes do jogo 3 em Seattle. As circunstâncias dessa situação eram misteriosas na época.

Uma mulher embriagada foi encontrada no quarto de hotel de Nichushkin naquele mesmo dia, e um médico da equipe chamou uma ambulância para levá-la ao hospital, de acordo com um relatório da polícia de Seattle.

A equipe nunca reconheceu o relatório, nem os Avs disseram que Nichushkin foi punido pelo que aconteceu. O vice-comissário da NHL, Bill Daly, disse durante a final da Stanley Cup de 2023 que a liga estava satisfeita com a forma como a situação foi tratada e Nichushkin não estava sob investigação.

Quando esta temporada começou, os Avs receberam Nichushkin de volta “de braços abertos”.

“Ele é um cara ótimo, um ótimo companheiro de equipe e, obviamente, incrível”, disse Nathan MacKinnon, na segunda-feira (26). “É ótimo tê-lo de volta e estou ansioso para tê-lo de volta na escalação.”

Nichushkin foi o segundo jogador do elenco a entrar no programa de assistência ao jogador nesta temporada. Samuel Girard ficou afastado do time por cerca de quatro semanas e perdeu um total de 20 jogos antes de retornar ao time em 31 de dezembro.

Passaram-se dez dias desde que Girard voltou a treinar, antes de jogar novamente. Bednar disse que o cronograma para Nichushkin será determinado.

“Nosso histórico é bastante evidente quando você olha quando ele está em nossa escalação e quando não está”, disse o técnico do Avs, Jared Bednar. “Isso mostra o quanto ele significa para a nossa equipe, então esperamos trazê-lo de volta aqui e em boa posição, assim como Girard. Ele voltou e está revigorado, reenergizado, se sente ótimo e tem jogado muito bem. Espero que possa ser o mesmo para Val.”

Foto: NHL.com/Divulgação

instagram