NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
22 de fevereiro de 2024 - 18h02

Guentzel pode ser negociado pelos Penguins antes do trade deadline, diz GM

Atacante está na lista de contundidos com uma lesão na região superior do corpo

Jake Guentzel pode ser trocado pelos Penguins

Jake Guentzel pode ser um dos nomes interessantes no fim do trade deadline a depender do desempenho do Pittsburgh Penguins, disse o presidente de operações de hóquei e general manager, Kyle Dubas, na quarta-feira (21).

“Acho que a forma como toda a nossa estratégia se desenrolará nas próximas duas semanas e meia, como a nossa equipe continuará a jogar, ditará a resposta de curto prazo na trade deadline”, disse Dubas, “(…) E, então, continuaremos ter essas discussões que levam a isso e depois sobre onde está.”

Os Penguins (24-21-8) têm oito jogos restantes até o prazo final de trocas, que é 8 de março às 15h, horário da costa leste. Eles estão oito pontos atrás do Detroit Red Wings pelo segundo Wild Card nos Playoffs da Stanley Cup do Leste, entrando no jogo contra o Montreal Canadiens na PPG Paints Arena na quinta-feira (22).

Guentzel, que é left winger da primeira linha de Pittsburgh, está na última temporada de um contrato de cinco anos no valor de US$ 30 milhões (valor médio anual de US$ 6 milhões) assinado em 27 de dezembro de 2018. Atualmente, ele está na lista de contundidos de longo prazo com problema na região superior sofrida em 14 de fevereiro. Ele é o segundo jogador dos Penguins em com 52 pontos (22 gols, 30 assistências) em 50 jogos, atrás do companheiro de linha e center Sidney Crosby (55 pontos; 31 gols, 24 assistências).

Guentzel tem 466 pontos (219 gols, 247 assistências) em 503 jogos da temporada regular e 58 pontos (34 gols, 24 assistências) em 58 jogos dos playoffs, vencendo a Stanley Cup com o Pittsburgh como calouro na temporada 2016/17.

Dubas disse que colocar o veterano de 29 anos no mercado pode ser uma boa moeda para rejuvenescer um elenco que tem uma média 30,8 anos, a mais velha da NHL.

Porém, o GM disse que não quer se antecipar a uma renovação completa do elenco enquanto peças chaves como Crosby, Evgeni Malkin e os defensores Kris Letang e Erik Kalsson estiverem por lá.

Crosby, aos 36 anos em sua 19ª temporada na NHL, está empatado em quarto lugar na Liga com 23 gols em igualdade. Malkin, também central de 37 anos, é o terceiro colocado dos Penguins com 42 pontos (16 gols, 26 assistências). Letang, de 36 anos, é o segundo colocado entre os defensores com 32 pontos (15 gols, 17 assistências), atrás de Karlsson, de 33 anos, que somou 39 pontos (sete gols, 32 assistências) em sua primeira temporada após ser adquirido do San Jose Sharks em um troca de três equipes em 6 de agosto de 2023.

“Quando você tem jogadores assim, eles impedem você de chegar lá porque são bons demais”, disse Dubas. “Ao mesmo tempo, acho que o que eles podem transmitir aos jogadores que entram na organização em termos dos padrões que temos aqui, o impacto que estar perto de Sid, ‘Geno’, Letang, Karlsson todos os dias pode ter num jogador jovem, é impossível medir. Acho que foi isso que nos propusemos a fazer.”

“Eu entendo o quão valioso ele tem sido como companheiro de equipe, pessoa na comunidade, para ajudar o time a vencer a Copa Stanley e assim por diante. É importante”, disse Dubas. “Mas, ao mesmo tempo, temos que fazer um balanço de onde estamos e ser realistas sobre o fato de que um dos problemas que temos é que precisamos ficar mais jovens. Temos muitos caras na casa dos 30 contratados, alguns deles são alguns dos melhores jogadores da história da franquia.”

“É difícil para Jake, como eu disse a ele, porque ele é um excelente jogador e joga em nível de elite. Temos que encontrar uma maneira de continuar a ter esses veteranos sólidos, mas também continuar a ficar mais jovens ao mesmo tempo.”

O mesmo se aplica a Mike Sullivan, que deverá permanecer como treinador além desta temporada.

“A única coisa que eu diria sobre a comissão técnica é que ela é sempre o fruto mais fácil e o alvo mais fácil de tudo”, disse Dubas. “Tenho um profundo respeito pela comissão técnica e pela forma como eles fazem isso. Eu me encontro com ‘Sully’ todas as manhãs. Conversamos várias vezes por dia. Ele está profundamente investido.

“Eu imagino Mike Sullivan, com base no que aprendi com ele em nossas discussões este ano e em sua capacidade de levar a sério o desenvolvimento de cada jogador individualmente… ele é o tipo de treinador que mostra que pode vencer, mas também que ele pode desenvolver pessoas e desenvolver jogadores. Não acho que precise existir qualquer discussão sobre Mike.”

Mas os Penguins estão em sétimo lugar na Divisão Metropolitana depois de perderem pela quinta vez em seis jogos na terça-feira (1-4-1), por 5-4 na prorrogação para o New York Islanders. No passado, eles normalmente estariam no mercado reforçar mais o elenco. Na quarta-feira (21), Sullivan disse que preferia não discutir se isso poderia mudar.

“Não acho que seja uma pergunta que me sinta confortável em responder”, disse Sullivan. “Acredito no grupo que temos. É meu trabalho treinar o grupo que temos pela frente. Faremos tudo ao nosso alcance para chegar aos playoffs e ter a oportunidade de disputar a Copa Stanley. É aí que está o nosso foco.”

E os jogadores pensam da mesma forma, disse o atacante Bryan Rust.

“Neste ponto, você não tem outra opção”, disse Rust, que venceu a Stanley Cup com o Pittsburgh em 2016 e 2017. “Eu sinto que se você vai fazer as coisas acontecerem, você tem que acreditar coisas vão acontecer e você precisa saber que temos isso nesta sala. Se você está pensando o contrário, isso não será muito útil.”

​Foto: NHL.com/Divulgação

instagram