NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
6 de fevereiro de 2024 - 10h02

Em jogo de líderes de divisões, Rangers vencem Avalanche no OT

Gol de Lafreniere no OT teve goleiro Jonathan Quick contabilizado como assistente; MacKinnon marcou o único gol dos visitantes no confronto, estendendo para 14 partidas seguidas pontuando

No Madison Square Garden, no retorno das atividades após o All-Star Game, em um confronto de duas equipes que lideram suas divisões e que almejam voos altos nesta temporada da NHL, o New York Rangers (31-16-3) venceu o Colorado Avalanche (32-14-4) por 2 a 1, nesta segunda-feira (5), com o gol de Alexis Lafreniere no overtime. O fato curioso é que foi contabilizado como assistente para esse gol o goleiro Jonathan Quick.

Os destaques da partida pelo lado dos mandantes ficaram para Artemi Panarin e Lafreniere, que marcaram os gols da vitória, além de Quick, que além de proteger a meta dos Rangers em 31 finalizações, ainda contribuiu com a assistência para o gol da vitória.

“Com sorte entrou, então, isto foi bom”, declarou, aliviado, Lafreniere, aos repórteres após o gol. “Foi uma grande vitória, contra uma equipe realmente boa. Nós almejamos jogar melhor defensivamente, e eu acredito que fizemos mesmo um bom trabalho”.

Enquanto pelo lado derrotado, Nathan MacKinnon marcou o único gol dos visitantes no confronto, estendendo para 14 partidas seguidas pontuando (13 gols e 16 assistências), e mais especificamente, quinto jogo seguido marcando gols (nove nesta série). O atacante de 28 anos segue a disputa com Nikita Kucherov pela liderança em pontos na liga, neste momento ambos estão com 85. Cale Makar deu a assistência para o gol, empatando na quarta posição com McDavid, ambos com 47 passes a gol na temporada. Alexandar Georgiev encerrou o jogo com 27 disparos salvos, sendo vazado duas vezes.

“Uma partida de hóquei equilibrada, indo para a prorrogação, eu gostaria de ter sido capaz de sair com os dois pontos de lá, mas eu acho que não fizemos o suficiente depois de sair em vantagem para poder ampliar o placar ou tornar mais difícil para eles”, analisou no pós-jogo o treinador do Avalanche, Jared Bednar. “Eu penso que na verdade eles cresceram no decorrer do jogo e nós estávamos um pouco cansados”.

(Foto: Reprodução Facebook / New York Rangers)

O JOGO

O jogo já começou frenético. Com 30 segundos de partida, os visitantes venceram a disputa inicial do drop the puck, de uma maneira que parecia valer o campeonato, na sequência obrigaram Quick a fazer uma sequência de duas defesas já no primeiro lance, uma à queima-roupa. Seguindo o lance, ainda desafiaram o número 32 a fazer mais uma defesa num disparo de média distância, até que o disco saísse do rinque e desse um respiro aos donos da casa.

O período manteve-se agitado, com os Avs aparentando ter entrado no gelo com mais ímpeto, e os Rangers sofrendo para acompanhar o ritmo. Resultado, os mandantes deixaram em três momentos o adversário em vantagem numérica no gelo, mas as construções de jogadas nesses lances não foram convertidas em gols. Em fato, os mandantes que tiveram mais perto de marcar nesses momentos, por conta de erros de passe e na construção dos ataques dos visitantes, os mandantes tiveram pelo menos três chances de contra-ataques com um homem a menos.

Ao final do primeiro período, com 18:12, MacKinnon abriu o marcador. Após receber de Cale Makar ainda dentro na zona defensiva, avançou ganhando velocidade na zona neutra, driblando e ultrapassando dois marcadores magistralmente, até chegar à zona do faceoff, quando finalizou rasteiro, batendo Quick no “five-role” (termo no hóquei para a região entre as pernas do goleiro). Mais tarde o treinador dos Rangers comentou que a sua equipe não se ajustou à velocidade de MacKinnon.

“Esta é em mim,” disse o head coach dos Rangers, Peter Laviolette. “Sabíamos o que estava vindo para nós, e algumas vezes eu sinto que posso fazer um trabalho melhor em explicar as coisas. Nós estávamos postados, nós estávamos em posição, mas depois que aquilo aconteceu nós fizemos um ajuste rápido dentro do vestiário e fomos capazes de lidar com a velocidade um pouco melhor”.

A sequência da partida foi seguindo o mesmo ritmo, contudo não houve mais nenhuma penalização até o final. No segundo período o Avalanche continuou com o maior volume de ataque, mas nenhuma equipe conseguiu balançar as redes. Os goleiros fizeram a diferença e venciam os confrontos quando eram desafiados.

Já no terceiro período, o momento virou para os Rangers, que além de terem mais chances no ataque, conseguiram em uma dessas chances converter em gol. Restando 8:43 para o final do período, Panarin trouxe a igualdade no marcador. Na sequência de um faceoff ofensivo dos mandantes, o camisa nº10 recuperou a posse do disco atrás do gol de Georgiev, conduziu pela ala esquerda, de costa para o gol e com a marcação cerrada de Makar, até conseguir uma pequena vantagem sobre o defensor no centro do gelo e poder disparar cruzado. Por conta do tráfego frente ao goleiro, o disco acabou sendo desviado (outro gol de MacKinnon na partida, mas dessa vez contra) e venceu o número 40 de Colorado.

A partida seguiu empatada e foi para a prorrogação. No OT, os visitantes tiveram a primeira chance clara de gol com Devon Toews à queima-roupa, mas Quick cresceu na sua frente e conseguiu fazer a defesa e ainda segurar o disco na sequência.

A jogada do gol da vitória começou com Quick saindo da sua área para interceptar um lançamento na zona de faceoff. O goleiro já saiu fazendo um passe para Lafreniere, que ligou um contra-ataque. Mika Zibanejad recebeu na zona neutra, avançou pela ala esquerda, e deixou o disco para o camisa nº13 que vinha logo atrás. Quando Lafreniere conseguiu um pouco de liberdade sobre o seu marcador, finalizou de dentro do círculo esquerdo cruzado no alto, contou ainda com Erik Gustafsson, que passou em frente ao goleiro, junto com o seu marcador, contribuindo para atrapalhar a visão e defesa de Georgiev. Gol e vitória do New York Rangers!

O Colorado Avalanche (32-14-4) segue liderando a Divisão Central com 68 pontos, dois a mais que o Dallas Stars. Nesta terça-feira (6), o time jogará contra o New Jersey Devils (24-20-3) fora de casa.

Já os Rangers (31-16-3), que lideram a Divisão Metropolitana com 65 pontos, receberão nesta quarta-feira (7) o Tampa Bay Lightning (27-18-5).

Veja os melhores momentos da partida:

Confira outro resultado desta segunda-feira (5) pela temporada 2023-24 da NHL:

New York Islanders 3 @ 2 Toronto Maple Leafs

instagram