NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NFL NFL
Noticias Podcast Video
NFL
Podcasts
28 de janeiro de 2024 - 23h01

49ers conseguem grande virada, batem Lions, conquistam NFC e vão ao Super Bowl

Após primeiro tempo sonolento, Niners se reencontram no segundo tempo, conseguem virada histórica e vão encarar Chiefs no Super Bowl LVIII

Brock PurdySan Francisco 49ers e Kansas City Chiefs vão se reencontrar no Super Bowl após quatro anos. A franquia de Santa Clara teve problemas no primeiro tempo da final da NFC, mas cresceu no segundo tempo para conseguir virada história e bater o Detroit Lions por 34 a 31, em jogo disputado neste domingo (28), no Levi’s Stadium, em San Francisco – Califórnia.

Saindo de uma desvantagem de 24 a 7 após primeiro tempo horrível, os Niners marcaram 27 pontos no segundo tempo e viraram um jogo que parecia perdido, para conquistar a Conferência Nacional e carimbar o passaporte para encarar o Kansas City Chiefs (que mais cedo bateu o Baltimore Ravens) no Super Bowl LVII, que acontece no dia 11 de fevereiro, no Allegiant Stadium, localizado em Las Vegas – Nevada, na reedição do Super Bowl LIV, de fevereiro de 2020, vencido pelos Chiefs.

Brock Purdy lançou para 267 jardas, um touchdown e uma interceptação, sofrendo verdadeira metamorfose na segunda metade do jogo, conduzindo sua equipe a vitória.

Christian McCaffrey teve mais um jogo espetacular e apareceu com 90 jardas em 20 corridas e anotando dois TDs terrestres, além de 42 jardas aéreas em quatro recepções.

Deebo Samuel foi o principal recebedor do time com 89 jardas em oito recepções e ficou um pouco a frente de Brandon Aiyuk que teve 68 jardas em três recepções, mas anotou um TD.

Pelos Lions, Jared Goff teve 273 jardas e um TD, fazendo bom jogo.

Por terra, David Montgomery apareceu com 93 jardas em 15 corridas, com um TD, enquanto Jahmyr Gibbs teve 45 jardas em 12 corridas e um TD.

Outros bons nomes de Detroit foram Sam LaPorta, com 97 jardas, Amon-Ra St. Brown com 87 jardas e Jameson Williams, com 25 jardas e um TD, além de outro touchdown corrido, com 42 jardas por terra.

Os Lions acabam eliminados e seguem sem chegar ao Super Bowl sequer uma vez em toda sua história. Já os 49ers voltam a disputar a decisão da NFL contra os Chiefs, algozes da equipe em 2020. San Francisco vai em busca de seu sexto Super Bowl, que não é conquistado pelo time desde 1994.

O JOGO

A primeira etapa foi totalmente do Detroit Lions e o San Francisco 49ers não viu a cor da bola. No drive inicial, Jared Goff e seu ataque não deram nem tempo da torcida local se assentar e já foram logo anotando um TD.

Com pouco mais de um minuto de campanha, o QB colocou a bola nas mãos do wide receiver Jameson Williams que escapou da marcação e foi com tudo para a end zone com ótima corrida: 7 a 0 após chute extra.

Na primeira ação ofensiva dos 49ers, a equipe da casa até avançou no campo com boas corridas de Christian McCaffrey seguido de bonito passe de Brock Purdy para Deebo Samuel ganhar 15 jardas.

A equipe chegou em área de field goal, mas Jake Moody desperdiçou de 48 jardas, mandando para fora. Jogo seguiu em 7 a 0 para os Lions.

Detroit mais uma vez castigou os 49ers. Outra campanha muito boa, explosiva, com Goff distribuindo bons passes e com os running backs do time conseguindo corridas. Na red zone, David Montgomery correu uma jarda e deixou o placar em 14 a 0.

Já no segundo quarto, os Niners enfim responderam. Purdy usou e abusou de CMC, uma das grandes armas de seu ataque, e San Franscisco chegou na red zone para o próprio RB correr duas jardas e pontuar: 14 a 7, depois de chute extra bem sucedido.

Detroit, enfim, não avançou e tivemos o primeiro punt da decisão da Conferência Nacional. Mas logo em seguida a primeira interceptação da noite. Purdy tentou passe para Samuel e errou, jogando a bola para o defensor Malcolm Rodriguez.

Os Lions transformaram o turnover do adversário em outro TD. Escolha de primeira rodada do último Draft, Jahmyr Gibbs correu 15 jardas e encontrou a end zone: 21 a 7 para os visitantes em show no Levi’s Stadium.

Depois de campanha ruim de San Francisco, terminadaem punt, Goff ainda conseguiu mais um bom drive no fim da primeira etapa e posicionou Michael Badgley para chutar de 21 jardas e aumentar ainda mais o massacre do primeiro tempo. 24 a 7 Detroit.

Porém, depois do intervalo o jogo simplesmente virou. Os 49ers começaram o segundo tempo atacando e com CMC correndo bem com a bola e Purdy um pouco mais solto, o time mandante chegou de novo em área de field goal. Dessa vez Moody não decepcionou e acertou de 43 jardas: 24 a 10.

Detroit gastou pouco mais de quatro minutos de relógio, mas em decisão ousada, o time tentou quarta descida e falhou. Turnover on downs em Santa Clara.

Podemos dizer que a virada de jogo começou justamente aí, já que na campanha seguinte Purdy tentou passe longo para Brandon Aiyuk e erraria, sofrendo interceptação, mas a bola acabou batendo no marcador e sobrou nas mãos do wide receiver, em jogada que rendeu 51 jardas aos Niners.

Na cara do gol, outro passe de Purdy para Aiuyk, dessa vez de seis jardas, e TD dos mandantes. Jogo em 24 a 17.

Em seguida, mais um vacilo do Detroit Lions. Jahmyr Gibbs tentou corrida e acabou sofrendo fumble. Bola recuperada por San Franscisco em ótima posição de campo.

Foram poucas jogadas e Purdy entregou a bola nas mãos de CMC, que foi-se embora para a end zone. TD dos mandantes e jogo empatado em 24 a 24.

Antes do final do terceiro quarto, campanha frustrada de novo de Detroit que terminou em punt.

No período final, enfim, a virada veio. Foram mais de sete minutos de campanha e Purdy posicionou Moody que acertou mais uma vez, dessa vez de 33 jardas. Jogo em 27 a 24 para San Francisco e arquibancadas em festa.

Os Lions até avançaram bem no campo, porém em mais uma decisão para lá de duvidosa, o time tentou quarta descida quando poderia partir para tentativa de field goal que empataria o jogo. Outra vez, a quarta descida não funcionou e turnover on downs!

E aí mais uma vez um castigo. Boa campanha dos 49ers e na red zone Elijah Mitchell foi acionado e ganhou três jardas para outro TD. Jogo em 34 a 24 para San Francisco.

Tudo decidido? Ainda não. Detroit foi com tudo para o ataque e pontuou em pouco mais de dois minutos. Passe de Goff para Jameson Williams e partida em 34 a 31.

Com pouco tempo de cronômetro, os visitantes partiram para o onside kick, mas George Kittle acabou ficando com a bola oval. Depois, foi só os Niners gastarem o restinho do relógio para comemorar.

San Francisco 49ers campeão da NFC e mais uma vez no Super Bowl, a exemplo do ocorrido na temporada 2019, jogo contra o Kansas City Chiefs de Patrick Mahomes, daqui a duas semanas. Vem Super Bowl LVIII

Foto: Reprodução Twitter San Francisco 49ers

instagram