Profissional deixa franquia após três anos no cargo e recorde de 14 vitórias e 37 derrotas no período
O Carolina Panthers anunciou, nesta segunda-feira (8), a demissão do então general manager Scott Fitterer.
Após o encerramento da temporada regular neste domingo (7), a franquia da Carolina do Sul decidiu por encerrar o vínculo com Fitterer e agora busca outro profissional no mercado. Dan Morgan, assistente de Fitterer, é quem assume as responsabilidades da função, segundo informações da ESPN norte-americana.
“A franquia tomará novos rumos. Diante disso, tomei a decisão que Scott Fitterer não será mais nosso general manager”, disse David Tepper, dono dos Panthers, em comunicado, nesta segunda-feira.
Fitterer estava no cargo desde a temporada de 2021. O profissional foi responsável por contratar o head coach Frank Reich, que seria demitido mais tarde, ao somar apenas uma vitória e dez derrotas como treinador da equipe.
Os Panthers tiveram a pior campanha da NFL nesta temporada. Foram duas vitórias e 15 derrotas neste ano. Com Fitterer no comando diretivo, a franquia somou 14 vitórias e 37 derrotas.
Fitterer também foi responsável pela troca com o Chicago Bears na última inter-temporada, quando os Panthers subiram da nona posição do último Draft para ter a primeira escolha geral e selecionar o quarterback Bryce Young. Na troca, Carolina enviou duas escolhas de primeira rodada aos Bears pela primeira posição do Draft, além do wide receiver D.J. Moore.
Como os Panthers registraram a pior campanha desta temporada, a escolha de primeira rodada cedida aos Bears será a primeira escolha geral do próximo Draft.
As decisões de Fitterer se mostraram questionáveis, ao passo que as escolhas de primeira rodada nunca se comprovaram como o esperado. Além de Young, os Panthers selecionaram o left tackle Ikem Ekwonu, na sexta escolha geral do Draft de 2022. O jogador permitiu 19 sacks nesta temporada – maior marca entre todos os jogadores de linha ofensiva da liga. Jayce Horn foi outra decepção. O cornerback selecionado na oitava escolha em 2021, já perdeu 30 jogos por conta das seguidas lesões que enfrentou na ainda curta carreira.
No entanto, a movimentação que ficará marcada na gestão de Fitterer será o negócio que envolveu o running back Christian McCaffrey para o San Francisco 49ers. Na ocasião, os Panthers cederam um dos melhores jogadores da liga por seleções de segunda, terceira e quarta rodadas do Draft de 2023, além de uma escolha de quinta rodada, no Draft de 2024.
Como se não bastasse, Fitterer ainda recusou uma oferta do Los Angeles Rams pelo outside linebacker Brian Burns. A franquia de Los Angeles estaria disposta a ceder duas escolhas de primeira rodada pelo defensor. O general manager declinou a oferta e, tempos depois, não conseguiu acertar um novo contrato com o jogador nesta temporada.
Antes de selecionar Bryce Young, os Panthers ainda gastaram capital de Draft e apostaram em Sam Darnold e Baker Mayfield, sob a gestão de Fitterer.
A reconstrução do Carolina Panthers parece nunca ter fim. E a equipe inicia a próxima temporada com novo general manager e novo head coach.
(Foto: Reprodução Twitter/Around the NFL)