NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
3 de janeiro de 2024 - 18h01

Vencer um título seria ‘muito importante’ para meu legado, diz James Harden

Harden chegou às finais da NBA em apenas uma oportunidade, com o Thunder, em 2012

James Harden - Los Angeles Clippers

A carreira de James Harden na NBA tem sido de excelência dentro de quadra, principalmente durante a temporada regular. Porém, constantemente o armador não consegue dar o passo a mais quando se trata dos playoffs, muitas vezes não aparecendo em momentos chave.

Segundo ele mesmo, em entrevista a Melissa Rohlin, da FOX Sports americana, no ar nesta quarta-feira (3), um título inédito com o Los Angeles Clippers mudaria, finalmente, essa narrativa.

“Muito importante”, disse Harden quando questionado sobre o que um anel significaria para seu legado. “Tem sido assim. Sempre quero dar a mim mesmo uma chance de vencer. Sei como isso é muito difícil. Só há um time em pé no final da temporada. Então, continuarei tentando fazer isso”.

Nesta última offseason, Harden foi o pivô da troca bombástica do Philadelphia 76ers para a equipe de Los Angeles, após sinais de desgaste com o presidente de operações da franquia da Filadélfia, Daryl Morey.

Quando foi rotulado de “egoísta”, ele sugeriu aceitar um corte de US$ 26 milhões em salários para tentar ajudar os 76ers a conseguirem mais um nome de peso para auxiliar ele e Joel Embiid. Quando foi chamado de “difícil”, afirmou que estava disposto a mudar de papel e se sacrificar pela equipe.

Em sua entrevista coletiva de apresentação nos Clippers, ele disse que queria se aposentar com o 76ers, mas que “eles (76ers) não queriam”.

Quando Harden exigiu que os 76ers o trocasse, deixou claro que queria jogar pelos Clippers e o elenco de estrelas do time, composto por Paul George, Kawhi Leonard e Russell Westbrook deu as boas-vindas à nova estrela. “A razão pela qual ele está aqui é que o queríamos aqui”, disse George à época.

Harden demorou a encaixar no esquema da nova equipe e os Clippers perderam os primeiros cinco jogos com a nova estrela. O técnico dos Clippers, Tyronn Lue, reconheceu que inicialmente o armador não estava jogando seu jogo.

“Ele estava dando seis, sete arremessos por jogo”, disse Lue. “Mas agora, acho que com a mudança de rotação (Westbrook passando para o banco) – tirá-lo mais cedo e recuperá-lo com a segunda unidade – permitiu que ele fosse mais agressivo. Bolas de três, fazendo muitos pick-and-rolls, somos um time perigoso. E, então, apenas deixá-lo mais confortável foi o mais importante. Ele tem feito um ótimo trabalho desde então”.

O “Barba” está com médias de 17,6 pontos, 4,8 rebotes e 8 assistências pelos Clippers, que venceram 12 dos últimos 14 jogos, sendo um dos times mais quentes do momento e estão em quarto lugar no Oeste com 20 vitórias e 12 derrotas.

Para Harden, o que mudou desde seu início com os Clippers até agora é muito simples de explicar. “Apenas mais jogos sendo disputados com o time”, disse Harden à FOX Sports americana.

O armador parece disposto a fazer o que for necessário. Ele sabe que sua janela de oportunidade de conquistar um anel está diminuindo. Ele só chegou às finais uma vez em sua carreira, quando seu Oklahoma City Thunder perdeu para o Miami Heat de LeBron James em 2012.

Quando questionado se acredita que esta equipe lhe dará a melhor chance de ganhar um título, ele fez uma pausa. “Ainda não sei”, disse Harden à FOX Sports. “É muito cedo. Ainda temos 50 jogos restantes”.

Assim como não olha para trás, ele se recusa a olhar para frente.

Foto: Reprodução Twitter / Los Angeles Clippers

instagram