Astro japonês poderá rescindir acordo se Mark Walter não for mais o proprietário ou presidente de operações ou se Andrew Friedman sair da equipe de Los Angeles
Novo reforço do Los Angeles Dodgers, o astro japonês, Shohei Ohtani, pode cancelar o seu contrato de dez anos de US$ 700 milhões com a franquia da Califórnia se algum dos dois principais executivos não estiver mais no cargo.
Ohtani, que será oficialmente apresentado pelos Dodgers em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (14), teria permissão para rescindir seu acordo se Mark Walter não for mais o proprietário ou presidente de operações de beisebol ou se Andrew Friedman não estiver mais na franquia, disse uma pessoa, que falou sob condição de anonimato porque os termos do contrato ainda não foram anunciados oficialmente .
O The Athletic informou, pela primeira vez nesta quarta-feira (13), que o acordo de Ohtani continha uma cláusula que permite o cancelamento do contrato se os Dodgers fizessem mudanças específicas de ordem pessoal.
O acordo ainda está na forma de uma carta de acordo entre os representantes de Ohtani e a franquia. Um contrato formal não foi apresentado a MLB, disse a pessoa.
Ohtani será apresentado durante uma coletiva de imprensa no Centerfield Plaza do Dodger Stadium.
A MLB informou na quarta-feira que Ohtani quebrou o recorde do Fanatics de maior venda de camisas nas primeiras 48 horas após o lançamento, superando Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Ohtani encontrou alguns de seus novos companheiros de equipe, incluindo o sete vezes outfielder All-Star Mookie Betts e o arremessador Joe Kelly.
“Tive a oportunidade de conversar com ele”, disse Kelly, cercado por crianças participando de uma festa de Natal ao ar livre com música. “Ele já estava malhando, já treinando, ficando maior e mais forte. Seu braço parecia bom para mim”, completou o reliver.
O acordo de Ohtani inclui uma cláusula que proíbe trocas e prevê uma suíte de hotel em viagens, uma suíte de luxo premium para jogos em casa e um intérprete em tempo integral. Ohtani doará à instituição de caridade dos Dodgers uma quantia que não excederá 1%.
Ohtani falou pela última vez com repórteres em 9 de agosto, duas semanas antes de uma lesão no braço de arremesso, que exigiu cirurgia e o afastado do montinho até 2025. Ele foi operado em 19 de setembro, mas a natureza da cirurgia não foi totalmente anunciada. Ohtani fez uma cirurgia de Tommy John em 1 de outubro de 2018.
Uma estrela única como rebatedor e arremessador, o jogador de 29 anos deixou o Los Angeles Angels como agente livre após seis anos.
Kelly está trocando os números dos uniformes depois de finalizar seu contrato de um ano de US$ 8 milhões com a equipe na segunda-feira (11), abrindo mão do número 17 para Ohtani, que agradeceu pelo gesto.
“Eu não iria desistir pra qualquer um”, disse Kelly. “Se Shohei continuar atuando, ele será um futuro membro do Hall da Fama e poderei ter meu número aposentado. É o mais próximo que chegarei do Hall da Fama.”
Questionado sobre o que Ohtani estava dando em troca, Kelly disse: “Oh, há uma lista, mas sem comentários”.
Ohtani, raramente, falava com a mídia durante seus anos em Anaheim, deixando seus companheiros de equipe cheios de perguntas sobre o enigmático astro.
Kelly disse que estava preparado para responder às perguntas de Ohtani “talvez, uma vez por semana”.
A mudança de Ohtani de Anaheim para Hollywood fez com que os torcedores de ambos os times se aglomerassem para comprar mercadorias dos Dodgers e perguntar sobre ingressos no mercado secundário. A equipe ainda não iniciou a venda de ingressos para um único jogo da próxima temporada.
“Os ingressos estarão esgotados em todos os jogos”, disse Kelly. “Cada jogo em que participamos será como uma atmosfera de playoff.”
Antes de seu aniversário de 30 anos em 5 de julho, Ohtani tem uma média de 27,4% com 171 home runs, 437 RBIs e 86 bases roubadas, juntamente com um recorde de 39-19 com um um ERA de 3,01 e 608 eliminações por strikeouts em 481.2 entradas.
“Acho que é um bom show para ambas as partes”, disse Kelly. “Os Dodgers são competitivos todos os anos e esta é uma daquelas coisas, ele é o jogador mais bem pago em todos os esportes, e ainda poderemos adicionar ao nosso time todos os anos que ele for um Dodger.”
Foto: Mitchell Leff/Getty Images