NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
9 de novembro de 2023 - 00h11

Philadelphia 76ers vence Boston Celtics e é lider da Conferência Leste

Liderados por Embiid e Maxey, 76ers limitam ataque celta, seguram vantagem e conquistam vitória apertada em casa

Nesta quarta-feira (8), o Philadelphia 76ers recebeu o Boston Celtics em confronto valendo a liderança da Conferência Leste. No clássico entre os gigantes, Philadelphia ficou com a vitória por 106-103 e a ponta da tabela da conferência.

A vitória de Philly veio ao limitar o ataque de Boston, que alcançou 103 pontos – apenas 17 deles no terceiro quarto -, número muito abaixo da média de 123,5 pontos por partida que a equipe tinha até então.

Do outro lado da quadra, os Sixers preocuparam com a quantidade de bolas perdidas em turnovers nos momentos propícios para aumentar a distância na liderança, um total de 14, que originaram 20 pontos dos Celtics. Contudo, a solidez dos principais nomes da Filadélfia e o controle dos rebotes pela equipe permitiram uma vitória importante.

Pelo time da casa, foram 27 pontos, dez rebotes, quatro assistências, quatro tocos e um roubo de bola do sempre dominante Joel Embiid, apesar dos seis turnovers. Tyrese Maxey anotou 25 pontos, nove rebotes, cinco assistências, dois tocos e um roubo de bola, com o apoio de Tobias Harris, que alcançou 17 pontos, nove rebotes e três assistências. Outro jogador importante foi Kelly Oubre Jr., com 14 pontos, oito rebotes, uma assistência e uma bola roubada.

Na equipe de Boston, Porzingis superou suas médias contra Embiid, e anotou 29 pontos, cinco rebotes, três assistências e um toco. Derrick White deixou 19 pontos, cinco assistências, um toco e dois roubos de bola. Jayson Tatum conseguiu um duplo-duplo ao anotar 16 pontos, 15 rebotes, seis assistências e três bolas roubadas. Dentre os outros quatro jogadores celtas a pontuar em dois dígitos, destaca-se Sam Hauser, que cruzou a linha dos dez pontos pela terceira vez nos sete jogos da temporada, marcando 13 pontos, além de quatro rebotes, um toco e um roubo de bola.

O JOGO

Os primeiros minutos foram protagonizados, ainda que indiretamente, por Joel Embiid. Os Celtics buscavam arremessos longos, evitando o confronto embaixo do garrafão, onde Porzingis não parecia ter vantagem. As bolas não caíram e os Sixers puniam os visitantes com ataques de infiltração, até começar a deixar a bola com Joel. Contudo, a defesa celta se adaptou a aumentar a marcação em torno do pivô, causou dois turnovers e mudou o jogo, tirando proveito das transições em velocidade. Tobias Harris e Embiid até voltaram a pontuar, mas Boston venceu o período inicial por 27-22.

No começo do segundo quarto, ambas as equipes pareciam mais aceleradas do que o necessário, cometendo erros repetidos na fase ofensiva. Inicialmente, funcionou melhor para o time visitante, mas, então, os Sixers souberam encontrar espaços com mais eficácia, trazendo o equilíbrio de volta ao placar com bolas importantes de atletas de segunda unidade, como Paul Reed e Nicolas Batum. Philadelphia parecia mais calmo, contestando os arremessos adversários e punindo os erros no ataque. Sem conseguir construir muita coisa até então, os Celtics encontraram saída em Porzingis, encontrando mismatches para que o pivô não fosse marcado por Joel, estratégia que funcionou muito bem, fez o atleta disparar na pontuação e só não virou o jogo pois Tyrese Maxey apresentava mais uma noite de ataques extremamente letais. O time da Filadélfia venceu o primeiro tempo de jogo por 61-54.

O terceiro quarto não começou agradável para Porzingis, que cometeu duas faltas em Embiid logo nos primeiros minutos, chegando a três no total e sendo substituído por Al Horford, feito importante para Joel ao atrapalhar a maior ameaça na partida. Philly cometeu muitos erros de ataque, mas conseguia ter segurança nas jogadas de Embiid. Segurança era o que não tinha Jaylen Brown que, por sua vez, cometeu três turnovers em dois minutos e impediu qualquer movimento de reação. Os Celtics seguiram insistindo em arremessos pouco espaçosos no perímetro, mas a defesa dos 76ers era muito eficiente ao cobrir os adversários e trocar marcações na linha de fora. A defesa afiada de Philadelphia e o ataque desafinado de Boston deram ao time da casa a vantagem de 81-71 na ida para a última parte do jogo.

No último quarto, Maxey mostrou que os Sixers podem manter vantagens contra equipes fortes sem ter Embiid em quadra, mas o time da casa continuava falhando nas oportunidades de alargar a vantagem e cedendo turnovers para os visitantes. Apesar de uma bola perdida, Tobias Harris também conseguiu pontos importantes no último quarto, contribuindo para que Philadelphia mantivesse a liderança com alguma folga. Entretanto, com dois minutos para o fim do jogo, os Celtics se aproveitaram dos insistentes turnovers e das faltas do time da casa para diminuir a desvantagem para apenas três pontos. Foi de Kristaps Porzingis o arremesso final para empatar o jogo com sete segundos para o fim do confronto, mas a bola parou no aro e sacramentou a vitória dos 76ers, por 106-103.

PRÓXIMOS JOGOS

Philadelphia volta às quadras na sexta-feira (10), às 21h, quando enfrenta o Detroit Pistons fora de casa. No mesmo dia, os Celtics recebem o Brooklyn Nets no TD Garden, em jogo que acontecerá às 21h30.

Foto: Instagram / Philadelphia 76ers

instagram