NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
4 de março de 2024 - 16h03

LeBron James chega a 40 mil pontos em temporada regular e agora se aproxima de recorde de Oscar Schmidt

Após marca histórica na NBA, LeBron, atrás somente de Oscar como maior pontuador da história do basquete, está a 642 pontos da lenda brasileira

LeBron James - Los Angeles LakersNo último sábado (2), o astro do Los Angeles Lakers e da NBA, LeBron James, tornou-se o primeiro jogador da história liga norte-americana a atingir a marca de 40 mil pontos em temporadas regulares. Já maior pontuador da história da NBA, o ala busca se tornar o maior pontuador da história do basquete também e, para isso, só resta passar um: o brasileiro Oscar Schmidt.

Em setembro de 2023, Shaquille O’Neal, ex-pivô da NBA e atual comentarista da TNT norte-americana, foi ao Instagram e, em tom bem humorado, exaltou Oscar ao compartilhar uma lista da página Basketball Forever (BF) dos dez maiores pontuadores da história do basquete, a qual tinha como líder o brasileiro e LeBron em segundo colocado.

A lista mostrava o ala dos Lakers 2.003 pontos atrás do brasileiro antes da temporada 2023/2024 se iniciar, mas não apresentava um critério muito bem definido sobre de onde os números, principalmente os do astro dos Lakers, estavam saindo, ou o que estava sendo considerado. O The Playoffs fez um levantamento à época, o qual repetiremos abaixo, atualizado, que coloca LeBron e Oscar em pé de igualdade e que agora mostra que o norte-americano está a 642 pontos de se tornar o maior de todos os tempos (em pontuação total).

Relembrando, o número de Oscar é bem difundido e aparece bem claro no site oficial da lenda brasileira, mas o número de LeBron aparecia um pouco diferente na tabela em relação ao que temos de números oficiais do astro, por isso fizemos o levantamento detalhado para saber o pé disso tudo. Tudo dito, existe a possibilidade real da estrela dos Lakers conseguir ultrapassar o brasileiro e se isolar como maior pontuador da história do basquete ainda nesta temporada 2023/2024 da liga considerando os parâmetros de “jogos oficiais”. Venha com a gente mais uma vez.

Matéria atualizada em 4 de março de 2024.

LeBron James pode passar recorde de pontos de Oscar Schmidt em 2023/2024?

Depois de passar Kareem Abdul-Jabbar em fevereiro de 2023, como o maior pontuador da história da NBA, e chegar à inédita marca de 40 mil pontos em temporadas regulares da liga, LeBron soma hoje 40.017 pontos de temporada regular da NBA e 8.023 pontos em playoffs (também maior pontuador da história). Além disso, LeBron coleciona 52 pontos em dois jogos de play-in, 24 pontos em uma final de Torneio In-Season e mais 979 pontos pela seleção dos Estados Unidos, o que inclui jogos por competições FIBA, amistosos e a participação no Youth Development Festival de 2001. Para essa conta, desconsideramos jogos de pré-temporada e All-Star Games que LeBron atuou, para equiparar os parâmetros entre ele e Oscar. A soma da pontuação de James, portanto, chega em 49.095 pontos, 642 atrás dos 49.737 de Oscar.

Vale pontuar que a contagem de Oscar só considera o profissional (nada do amador) e, como LeBron, não considera nenhum All-Star Game que ele tenha participado. Amistosos no profissional (principalmente no Brasil) fica a dúvida se são considerados, mas levemos em conta esse número de 49.737. Vamos lá.

Atuando em 54 jogos dos 62 totais dos Lakers na temporada, até este domingo (3), LeBron se encaminha para uma de suas temporadas mais saudáveis desde que chegou na franquia, em 2018/2019. Sua média de pontos está em 25,3, menor em relação às últimas duas temporadas, mas maior ou igual a duas de suas três primeiras em Los Angeles.

Oscar Schmidt, craque do basquete brasileiro e membro da Hall da Fama da NBA (Foto: Reprodução Facebook / Oscar Schmidt)

Restando 20 jogos de temporada regular e com os Lakers precisando vencer para buscar melhor posição, LeBron não deve tirar o pé do acelerador e possivelmente baterá os 67 jogos que fez pelos Lakers em 2019/2020 (sua maior marca pela franquia). Para efeito das nossas contas, consideraremos mais 15 jogos para o astro.

Enfrentando um complicado Oeste, os Lakers estão hoje em décimo, zona de play-in, 2,5 jogos atrás da sexta posição, que daria uma vaga direta aos playoffs. A tabela pela frente não é nada fácil, com dez dos 20 adversários fazendo parte do top 6 do Leste ou do Oeste. Considerando as dificuldades do caminho, é plausível pensarmos que os angelinos precisarão de dois jogos de play-in para alcançar os playoffs. Deste modo, consideraremos isso e o sucesso da franquia em chegar à pós-temporada.

Contando com a média de 25,3 pontos, mais 15 jogos de temporada regular e dois de play-in, LeBron chegaria à primeira rodada dos playoffs com mais 430 pontos na conta, ou seja, 212 pontos atrás de Oscar.

Assim, o astro precisaria de cerca de mais nove partidas nos playoffs do Oeste para conseguir ultrapassar o brasileiro, ou seja, basicamente chegar à segunda rodada após um duelo equilibrado na primeira rodada.

Quando LeBron pode ultrapassar Oscar?

De acordo com a projeção, LeBron chegaria a abril de 2024 a 212 pontos de distância de Oscar, mas dependeria de uma corrida nos playoffs que não esbarrasse na primeira rodada. Lógico que se o ala jogar todos os 20 jogos restantes da temporada regular, facilitaria sua vida, assim como uma série de sete jogos na primeira rodada. Dito isso, fica fácil de ver que sim, é muito possível que LeBron ultrapasse o brasileiro na temporada.

Caso isso não ocorra e o craque realmente termine a temporada à porta do recorde do brasileiro, a história do astro dos Lakers poderia ganhar contornos ainda mais simbólicos. LeBron James se comprometeu a jogar as Olimpíadas de 2024, em Paris. Se realmente for, ultrapassar Oscar Schmidt, maior pontuador também da história das Olimpíadas, nos jogos olímpicos seria uma cereja do bolo incrível para a carreira do norte-americano.

Lista dos dez maiores pontuadores da história do basquete (Basketball Forever):

1 – Oscar Schmidt (BRA): 49.737 pontos
2 – LeBron James (EUA): 49.095 pontos (ajustados pelo The Playoffs, segundo as considerações acima)
3 – Kareem Abdul-Jabbar (EUA): 44.400 pontos
4 – Karl Malone (EUA): 42.005 pontos
5 – Kobe Bryant (EUA): 39.790 pontos
6 – Michael Jordan (EUA): 38.797 pontos
7 – Dirk Nowitzki (ALE): 36.817 pontos
8 – Wilt Chamberlain (EUA): 35.217 pontos
9 – Julius Erving (EUA): 34.927 pontos
10 – Shaquille O’Neal (EUA): 34.266 pontos

(Foto 1: Reprodução Twitter / Los Angeles Lakers; Foto 2: Reprodução Facebook / Oscar Schmidt)

instagram