NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
17 de setembro de 2023 - 22h09

Babcock pede demissão e não é mais técnico dos Blue Jackets

Contratado em 1º de julho, head coach é acusado de exigir ver as fotos nas galerias dos celulares dos atletas. Ele nega o teor das acusações

Mike Babcock não é mais técnico do Columbus Blue Jackets. O head coach pediu demissão neste domingo (17), após a NHL e a NHLPA, o sindicato dos jogadores, abrirem investigações sobre uma denúncia de assédio moral. O agora ex-treinador teria pedido que o elenco compartilhasse suas fotos pessoais com ele. “Está claro que continuar nos Blue Jackets seria uma distração”, diz o comunicado oficial emitido por Babcock. Contratado em 1º de julho, ele deixa a franquia antes do training camp e não comandou o time em nenhuma partida, amistosa ou oficial.

A denúncia de assédio foi feita pelo ex-jogador e agora host Paul Bissonnette em seu podcast, Spittin’ Chiclets, muito popular entre os atletas e o público. Segundo o apresentador, ele ouviu diversos jogadores do elenco dos Jackets e outras fontes que confirmariam as acusações. Na mídia, o caso vem sendo chamado de “Photogate.”

De acordo com Bissonnette, Babcock teria feito a exigência para “saber que tipo de pessoa” os jogadores são e que o primeiro a ser abordado fora o capitão Boone Jenner.

O técnico nega o teor das acusações. Babcock afirma que nunca exigiu que os jogadores compartilhassem suas galerias ou que tenha feito qualquer pedido de forma invasiva ou com fins vexatórios. Ele havia pedido que, se os jogadores assim desejassem, compartilhassem algumas fotos familiares para que fossem exibidas durante as preleções, numa forma de tentar aproximar o elenco e tornar os atletas mais íntimos entre si.

Jenner saiu em defesa do treinador, e confirmou sua versão. “Achei que foi um ótimo primeiro encontro e uma boa maneira de começarmos a construir um relacionamento. Ver isso fora de proporção é realmente decepcionante”, disse o capitão.

“Fico decepcionado por não poder dar continuidade ao trabalho que começamos, mas entendo que é melhor para a organização que eu saia. Desejo sorte na temporada”, conclui a nota divulgada por Babcock.

Jarmo Kekalainen, gerente geral do Columbus Blue Jackets, também se manifestou por comunicado, afirmou que a decisão de demitir Babcock “foi difícil” e foi mais um a usar a potencial distração que o caso seria para o time como justificativa. “Agradecemos a Mike por seu trabalho duro e pelo profissionalismo que mostrou nesse período que estivemos juntos.”

Babcock estava afastado da NHL desde 2019, quando foi demitido do Toronto Maple Leafs.

Os Blue Jackets já anunciaram seu substituto, Pascal Vincent, um dos assistentes técnicos do time. Outro a se manifestar por nota, Vincent agradeceu a oportunidade e confiança da franquia. “Temos um grupo muito bom que está trabalhando duro para se preparar. Meu foco será atuar junto com a comissão técnica para fazê-los melhorar cada vez mais.”

Foto: NHL.com

instagram