NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
23 de agosto de 2023 - 17h08

Bam Adebayo critica jogadores da NBA que perdem jogos para se pouparem

Pivô do Heat teve média de 70 partidas por temporada durante seus seis anos na liga

bam-adebayo-miami-heat

A gestão de quantidade de partidas pelos atletas da NBA tem sido um tópico de discussão na liga em anos recentes. Infelizmente, as lesões continuaram a ocorrer de forma consistente, por isso as equipes estão esperançosas de que o descanso extra dará às suas estrelas a chance de permanecerem saudáveis. No entanto, alguns astros são contra esse tipo de estratégia, como é o caso de Bam Adebayo, do Miami Heat.

Adebayo, recentemente, compartilhou seus sentimentos sobre o assunto e, por fim, destacou os jogadores da NBA, citando Kobe Bryant como sua inspiração. O eterno Laker jogou 1346 jogos de temporada regular na carreira e apenas não atuou em 238 partidas em 20 anos na liga.

“Isso (gerenciamento de jogos) me incomoda de certa forma”, disse Adebayo, no podcast “To Inspire”. “Você tem muitos filhos e pais que querem ver você jogar. Você tem filhos que, provavelmente, vêm do centro da cidade e os pais dão um jeito de colocá-los nas arquibancadas e aí você descobre que não está jogando. É porque você pensa: ‘Preciso gerir meu cansaço para estar preparado para isso e aquilo’”.

“Lembro-me que, quando criança, teria dado meu último dólar e meu pé para ver Kobe Bryant jogar. Eu sei que se me senti assim, muitas outras crianças se sentem assim. Para mim, sinto que essa é a qualidade que menos gosto nos jogadores desta liga.”

Não é surpresa que Bam Adebayo pense dessa forma em relação ao gerenciamento de jogos no ano, porque em seus seis anos na NBA ele tem uma média de 70 jogos por temporada.

Na última temporada, ele atuou em 75 das 82 partidas da temporada regular, segunda melhor marca do elenco do Heat atrás apenas de Max Strus. Ele jogou menos de 60 partidas apenas uma vez, devido a uma lesão que o obrigou a ficar ausente por um mês e meio. Entre as temporadas de 2018-19 e 2019-20, Adebayo jogou um total de 154 partidas.

Vale a pena notar que o conceito de “gestão de jogos” é em grande parte aquele que começou no lado do gerenciamento. As equipes investiram milhões de dólares em ciência do esporte para determinar as melhores maneiras de evitar lesões de longo prazo nos jogadores, e isso fez com que os jogadores passassem mais tempo descansando.

Não está totalmente claro se esses planos funcionaram, já que as lesões continuam a ser um problema em toda a liga, mas é difícil colocar a culpa nos jogadores. Esta foi uma decisão baseada em dados, mais do que os jogadores simplesmente não sentirem vontade de atuar na quadra.

O tetracampeão da NBA com o Golden State Warriors, Stephen Curry, compartilhou em janeiro o equívoco sobre o gerenciamento de carga das partidas quando o debate estava no auge.

“Eu sempre mostro aptidão para atuar todos os jogos”, disse Curry. “Esse é o equívoco sobre o gerenciamento de carga e como ele funciona. Nunca é o jogador que diz: ‘Ei, quero sentar.’ Para todas aquelas pessoas preocupadas com essa parte da nossa liga e tudo mais, geralmente não é o jogador que vai até a comissão técnica e diz: ‘Ei, não vou atuar esta noite.’ Geralmente é o contrário e há muita ciência envolvida.”

Kawhi Leonard é regularmente criticado pela sua falta de consistência em manter uma boa sequência de jogos saudáveis, no entanto, ele luta contra lesões há vários anos, então, não faz sentido jogar todos os jogos consecutivos. O mesmo vale para alguém como LeBron James, que apesar de uma durabilidade incrível durante a maior parte de sua carreira, lidou com lesões nas últimas temporadas. Isso resultou na perda de jogos de James devido ao gerenciamento dos jogos, para que seu corpo não ficasse sobrecarregado durante a temporada regular.

É admirável que Bam Adebayo esteja pensando nos torcedores que podem perder seu jogador favorito em ação, mas não é como se a maioria dos caras quisesse simplesmente ficar de fora. Este pode ser um daqueles momentos em que, depois de um jogador estar na liga há mais de uma década, você começa a ver o valor de tentar preservar seu corpo para prolongar sua carreira. Então, talvez, revisitemos isso quando Adebayo estiver no 15º ano e vejamos o que ele pensa, então.

Foto: NBA.com/Divulgação

instagram