NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
16 de agosto de 2023 - 21h08

‘Loucura’, diz Cale Makar sobre comparações com Bobby Orr

'Diícil de compreender', diz defensor do Colorado Avalanche; lenda do Boston Bruins, Orr é considerado um dos maiores jogadores da história

Capa do jogo NHL 24, da EA Sports, Cale Makar conversou com Greg Wyshynski, da ESPN americana, nesta segunda-feira (14). Além de ser a “cara” do game para a próxima temporada, o defensor do Colorado Avalanche falou sobre um assunto que, para ele, soa inusitado: ser comparado a Bobby Orr, algo que vem ocorrendo com alguma frequência. “Para mim, é difícil de compreender”, disse o defensor. “Tenho só 24 anos. O que ele conquistou na carreira é incomensurável. Não sou nada perto disso.”

Em atividade na liga de 1966 a 1978, Bobby Orr jogou quase toda carreira pelo Boston Bruins — suas duas últimas temporadas foram pelo Chicago Black Hawks. O defensor é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos. Além de duas Stanley Cups com os Bruins, 1970 e 72, ele também foi MVP das finais nas duas ocasiões, MVP da NHL em 1970, 71 e 72 e coleciona uma série de outros prêmios e marcas individuais.

A comparação entre o lendário defensor e o atual ídolo do Avalanche vem sendo endossada por gente do quilate de Wayne Gretzky. O Great One disse, durante a série final da Stanley Cup de 2022, que Makar é o jogador que mais se aproxima de Orr.

Mas tal paralelo não se baseia apenas em habilidades defensivas. Makar foi eleito MVP das finais de 2022, aos 23 anos de idade, sendo o zagueiro mais jovem a alcançar o feito desde o próprio Orr, que tinha 22 quando conquistou o prêmio em 1970. Outro ponto em comum entre os dois é a versatilidade. Makar é conhecido por apoiar bem o ataque. Já Orr, apesar de ter jogado na defesa, ganhou notoriedade como um grande artilheiro.

Ele chegou à marca de 139 pontos na temporada 1970-71, seu recorde, além de ter liderado a liga no fundamento em 1969-70, com 120, e 1974-75, com 135. Sua jogada mais famosa foi o gol marcado na prorrogação do jogo 4 da final de 70, contra o St. Louis Blues, que deu a Stanley Cup aos Bruins. Após empurrar o disco para a rede, Orr pulou para não se chocar com o goleiro Glenn Hall e acabou “voando” sobre o rinque. O lance é conhecido como “O Gol.”

Os números contrastam com os de Makar, cujo recorde é de 86 pontos em 2021-22. Há de se considerar, claro, as mudanças do jogo em mais de quatro décadas. Nos playoffs, no entanto, o defensor dos Avs tem marcas melhor que as do ídolo: ele somou 29 pontos em 2022. O recorde de Orr foi de 24, em 72.

Mesmo assim, Makar minimiza a comparação. “São comentários loucos. Ser comparado com um cara desses é loucura”, brincou. “Sempre que é comparado com alguém assim, você se sente pequeno. Ao mesmo tempo, sinto que ainda não conquistei nada. Ainda sou muito jovem.”

Makar terminou a temporada 2022-23 com 60 jogos, 17 gols e 49 assistências. Ele ficou no top 10 de pontuadores entre defensores, com 66 pontos.

Fotos: NHL.com

instagram