NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
11 de agosto de 2023 - 17h08

Pau Gasol lança seu top 10 de maiores jogadores de todos os tempos da NBA, com adição especial

Espanhol será introduzido ao Naismith Memorial Basketball Hall of Fame, neste sábado

Pau Gasol lança seu top-10 de maiores jogadores de todos os tempos.

Em entrevista ao Los Angeles Times, nesta sexta-feira (11), Pau Gasol, lenda do Los Angeles Lakers, foi perguntado sobre qual seria seu top 10 da história da NBA, um dia antes da sua cerimônia de introdução ao Naismith Memorial Basketball Hall of Fame, neste sábado (12), em Springfield, Massachusetts.

O espanhol sorriu antes de responder, concatenando seus pensamentos. “É uma pergunta difícil”, disse Gasol. “[É] muito pessoal, subjetiva, ou ambos, acredito”.

Momentos depois, o espanhol fez a sua lista dos dez melhores de todos os tempos, mas sem estar em uma ordem específica, e com uma pequena adição extra.

A lista foi a seguinte: Kareem Adbul-Jabbar, Bill Russell, Magic Johnson, Larry Bird, Michael Jordan, Kobe Bryant, Tim Duncan, Kevin Garnett, Dirk Nowitzki, LeBron James, Stephen Curry.

“Sim, são 11”, disse o lendário ala-pivô. Depois, deu sua justificativa do porquê ter escolhido esse grupo de lendas.

Ele começou com Abdul-Jabbar, que ganhou cinco de seus seis campeonatos da NBA com os Lakers e foi seis vezes o jogador mais valioso da Liga, e Russell, que é o maior vencedor da história com 11 campeonatos com o Boston Celtics nos anos 60. “Eles foram dois jogadores muito, muito especiais”, disse Gasol. “Eu acho que eles se destacaram do resto durante seu tempo.”

Em seguida, mais dois da rivalidade Celtics x Lakers. Magic, que ganhou cinco títulos com o Lakers e três prêmios de jogador mais valioso da liga, e Bird, que ganhou três títulos com o Celtics e três MVPs da liga. “Eu acho que Magic e Larry também mudaram o jogo de uma forma muito única”, disse Gasol.

Pau Gasol continuou explicando por que escolheu Jordan, que venceu seis campeonatos da NBA com o Chicago Bulls, e Bryant, que venceu dois de seus cinco campeonatos com o espanhol como companheiro de equipe, em 2009 e 2010. “Acho que Michael e Kobe tiveram uma grande influência no jogo”, disse Gasol. “Eles são dois dos meus favoritos também.”

Quanto a Duncan, que conquistou cinco títulos com o San Antonio Spurs, Garnett, que conquistou um título com o Celtics, e Nowitzki, que conquistou um título com o Dallas Mavericks, Gasol disse que os admirava porque o pressionava para se tornar uma ala-pivô melhor. Vale ressaltar que todos eles são, praticamente, contemporâneos e jogaram na mesma posição.

“Eles foram meus três melhores jogadores alas-pivôs que usei para espelhar meu jogo para o deles e tentar vencê-los para se tornar um dos melhores da posição da Liga”, disse Gasol. “Foram referências quando joguei ao longo dos meus anos. Então, eles são muito especiais. E Dirk, provavelmente, está nessa lista também por ser internacional, a maneira como ele mudou o jogo é única e acho que é significativa e impactante para jogadores europeus e internacionais”.

Por fim, Pau Gasol encerrou sua lista com a dupla que carrega o legado da NBA a partir dos anos de 2010, LeBron James, que é tetra campeão, com seu último título sendo com os Lakers, e Stephen Curry, também tetra campeão com a dinastia do Golden State Warriors. “Você tem que reconhecer as contribuições de LeBron para o basquete”, disse Gasol. “Ele jogou mais de 20 anos e o que ele fez é bastante notável. E você pode dizer que Steph é outro jogador que eu colocaria nessa categoria de grandeza e singularidade em mudar o jogo e fazê-lo crescer”, disse.

“Então, acho que esses jogadores merecem uma menção especial porque tudo o que eles fizeram foi aumentar o jogo e abrir mais portas e fornecer uma realidade e presença melhores para os jogadores da NBA hoje. E você tem que ser grato por esses caras”, concluiu.

O anúncio dos indicados a classe de 2023 do Naismith Memorial Hall of Fame saiu no dia 01 de abril. Além de Pau Gasol, estão lendas como Dirk Nowitzki, Dwyane Wade e Tony Parker, além do lendário head coach do San Antonio Spurs, Gregg Popovich.

Foto: NBA.com/Divulgação

instagram